[weglot_switcher]

Inflação homóloga subiu ligeiramente para 0,2% em julho

Relativamente ao mês anterior o Índice de Preços no Consumidor terá tido uma variação de -1,3% (em junho, a variação mensal foi 0,9% e em julho de 2019 tinha sido de -1,3%), adiantou o INE,
  • José Coelho/Lusa
31 Julho 2020, 09h56

A taxa de inflação homóloga subiu para 0,2% em julho, um aumento ligeiro de 0,1 ponto percentual (p.p.) face ao mês anterior,  revelou a estimativa rápida publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)  esta sexta-feira.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,1%, taxa inferior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior. A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -5,3% (-7,4% em junho).

A variação média nos últimos doze meses é estimada em de 0,1%, valor igual ao registado no mês precedente, explicou o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga nula (valor inferior em 0,2 p.p. ao registado em junho).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 12 de agosto.

[Atualizada às 9h56]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.