A Infraestruturas de Portugal (IP) instalou travessas em material compósito na Ponte de Alferrarede, na Linha da Beira Baixa, sendo esta a primeira aplicação desta tecnologia em pontes ferroviárias em Portugal.
“As travessas em material compósito constituem uma alternativa tecnológica que garante maior durabilidade, em comparação com as tradicionais travessas de madeira tratadas com creosoto, oferecendo elevada resistência, estabilidade e sustentabilidade, ao mesmo tempo que reduz a necessidade de intervenções de manutenção periódica. Apresentam ainda a vantagem de poderem ser manipuladas em obra de forma semelhante às travessas de madeira, permitindo cortes e furações sem comprometer a sua integridade estrutural”, revela a empresa.
A IP diz que irá agora acompanhar e avaliar o desempenho e a resistência das travessas em material compósito aplicadas em contexto real, “com o objetivo de validar a utilização desta solução inovadora noutras estruturas metálicas da Rede Ferroviária Nacional”.
Sendo que os resultados alcançados serão fundamentais para a definição e desenvolvimento de um plano de substituição progressiva das travessas de madeira por travessas em material compósito, assegurando ganhos ao nível da redução de custos e do aumento da segurança operacional, contribuindo para a transição para soluções mais sustentáveis e tecnologicamente avançadas.
A realização desta instalação enquadra-se na estratégia da IP de modernização e descarbonização das infraestruturas ferroviárias, reforçando o seu compromisso com a eficiência, a segurança e o respeito pelo ambiente
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com