[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal espera que Governo “mostre que está a falar a sério” sobre prioridades para OE2021

Sobre o Orçamento de Estado para 2021, João Cotrim Figueiredo referiu que “além do salário mínimo, o que se viu com uma redução pífia do IVA da eletricidade e um esquema híper complicado de devolução de IVA gasto em hotelaria e restauração, o total não deve ultrapassar 0,1% do PIB”.
  • Cristina Bernardo
7 Outubro 2020, 17h00

O líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo apontou que em 24 horas será aprovado em Conselho de Ministros o Orçamento de Estado para 2021 e disse esperar que o Governo “mostre que está a falar a sério” sobre as prioridades apresentadas até ao momento.

“Nas próximas 24 horas vai ser aprovado em Conselho de Ministros a versão final do Orçamento que entrará depois nesta casa e como diz o grande clássico da canção norte americana: que diferença um dia pode fazer 24 horas”, sublinhou João Cotrim Figueiredo acrescentado que “24 horas senhor primeiro-ministro para o Governo nos mostrar que está a falar a sério das grandes prioridades que o Governo definiu ou que pelo menos nos apresentou ontem, no sentido de proteger as pessoas e o rendimento”.

João Cotrim Figueiredo é da opinião que “além do salário mínimo, o que se viu com uma redução pífia do IVA da eletricidade e um esquema híper complicado de devolução de IVA gasto em hotelaria e restauração, o total não deve ultrapassar 0,1% do PIB”.

“Não tem qualquer espécie de enfrentamento o problema de descapitalização das empresas portuguesas e se não pretende aplicar menos de um terço dos fundos a que virão de Bruxelas ao abrigo do plano de recuperação”, frisou o representante dos liberais sublinhando que no caso do partido, existem “linhas azuis” quanto ao “nível de desagravamento e simplificação fiscal”.

António Costa respondeu que “as próximas 24 horas não vão mudar o mundo” e explicou que o Orçamento de Estado para 2021 “corresponde às prioridades que são essenciais hoje para podermos controlar a pandemia, para podermos recuperar a economia para podermos reconstruir o país e as prioridades são muito simples”.

Os temas mais relevantes no Orçamento de Estado para 2021 passam pela recuperação das empresas, a proteção do emprego e do rendimento das famílias “que caíram na situação de desemprego, proteção é aquilo que é fundamental para podermos depois passar à fase seguinte que é relançar”, explicou o primeiro-ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.