O voto contrário que o Iniciativa Liberal já anunciou no que toca à proposta do Orçamento do Estado para 2020 apresentada pelo Governo de António Costa foi reforçado nesta quinta-feira com o lançamento do cartaz “Orçaminto 2020”. Foi a forma encontrada pelo partido para criticar um documento que teve de ser revisto depois de ser entregue na Assembleia da República na noite de segunda-feira pelo ministro de Estado e das Finanças Mário Centeno.
“Trata-se de um ‘Orçaminto’ porque assenta numa mentira. O ministro das Finanças disse que a carga fiscal não iria subir. O que o relatório do Orçamento nos diz é que a carga fiscal irá passar de 34,9% para 35,1% em 2020. É, pois, mentira que a carga fiscal não vá subir. Este orçamento aumenta a opressão fiscal sobre os portugueses com mais taxas, impostos, colectas e cativações. Este documento é a representação de um Estado faminto que se serve dos portugueses, em vez de servir os portugueses” disse João Cotrim de Figueiredo, deputado único e novo presidente do partido.
O cartaz “Orçaminto 2020” é mais uma criação do publicitário Manuel Soares Oliveira, diretor da agência Mosca, um dos principais responsáveis pelas campanhas do Iniciativa Liberal, juntamente com o ex-presidente do partido, Carlos Guimarães Pinto, que mereceram o Troféu de Ouro nos Prémios Lusófonos da Criatividade e foi considerada uma das dez campanhas que marcaram 2019 pela publicação especializada “Meios e Publicidade”. “Não é por termos ganho prémios que vamos dar descanso”, garantiu Manuel Soares Oliveira na sua conta de Facebook.
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