[weglot_switcher]

INOV Contacto: Candidaturas abertas para 105 estágios internacionais

A edição 2024/2025 terá uma duração dos estágios ampliada: o tempo de estágio sobe de seis para nove meses. Elevada taxa de empregabilidade e satisfação de estagiários e empresas chega aos 95%.
5 Setembro 2024, 16h36

Um programa INOV Contacto “renovado, mais inovador e com maior duração (de seis para nove meses de estágio), abriu esta quinta-feira candidaturas para os 105 estágios internacionais disponíveis na sua 27ª edição, com as inscrições abertas até 27 de setembro”, adianta a AICEP em comunicado. Podem candidatar-se jovens licenciados ou com mestrado integrado, com idade até 29 anos e domínio da língua inglesa, e as empresas ou organizações internacionais que pretendam acolher estes jovens.

“O programa de estágios internacionais, iniciativa da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que promove competências de internacionalização e investimento internacional nos jovens, aumenta este ano o tempo de estágio de seis para nove meses. Nesta edição, o INOV Contacto beneficiará também do contributo da Agência Nacional para a Inovação (ANI), designadamente na identificação de novos perfis procurados pelas empresas, nomeadamente em áreas tecnológicas e de Big Science”.

“Estamos certos de que este é um modelo que vai ao encontro do ambiente cada vez mais competitivo do mercado de trabalho, com um enfoque reforçado nos domínios da inovação, elevando assim o nível de preparação dos jovens que frequentarão o programa em benefício da competitividade das empresas portuguesas nos mercados externos”, afirma o presidente da AICEP, citado pelo comunicado.

Para Ricardo Arroja, o programa INOV Contacto é um exemplo da aposta na competitividade das empresas portuguesas e no apoio no seu esforço de expansão internacional porquanto “através da qualificação adicional de jovens quadros estamos também a qualificar a competitividade das empresas, a fortalecer a internacionalização da nossa economia, bem como a imagem de Portugal no mundo”.

O programa INOV Contacto oferece uma oportunidade de início de carreira a jovens portugueses em ambiente internacional, enriquecendo o seu percurso profissional com competências sobre o funcionamento de mercados externos, grandes empresas e organizações internacionais. Os estágios decorrem em empresas e instituições de referência dos 5 continentes onde os selecionados terão a oportunidade de participar em novos projetos, colaborar com equipas internacionais e ampliar a sua rede de networking, desenvolvendo competências profissionais e relacionais.

“O programa visa o desenvolvimento das competências técnicas em internacionalização e a capacidade dos participantes em adaptar-se a novos ambientes e culturas, ampliando o seu potencial de empregabilidade e dotar o mercado de trabalho com capital humano preparado para ajudar empresas que queiram expandir os seus negócios internacionais”.

O programa de estágios internacionais, promovido pela AICEP, “tem três décadas de comprovado sucesso, atestado pela conquista de diversos prémios e distinções e já formou mais de 6 mil jovens. Sucesso reconhecido também pela sua elevada taxa de empregabilidade, satisfação de estagiários e empresas, pela adequação, estrutura, desempenho, contributo e enriquecimento de competências durante o estágio, que é de 95%”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.