[weglot_switcher]

INOVA+ lidera projetos de promoção da PAC no valor de 2 milhões de euros

A consultora especializada em inovação garantiu a liderança de um novo projeto financiado pelo programa europeu IMCAP, para promover a Política Agrícola Comum (PAC) em Portugal.
15 Julho 2025, 11h56

A INOVA+, consultora portuguesa especializada em inovação, garantiu a liderança de um novo projeto financiado pelo programa europeu IMCAP, para promover a Política Agrícola Comum (PAC) em Portugal. Desde 2020, esta é já a quinta iniciativa liderada pela consultora para melhorar o conhecimento dos portugueses nesta temática, representando em conjunto cerca de 2 milhões de euros dedicados a medidas informativas e ações de sensibilização e capacitação.

De acordo com dados do último Eurobarómetro citados em comunicado daquela entidade, apesar de 75% dos portugueses já terem ouvido falar dos apoios da União Europeia aos agricultores, apenas 4 em cada 10 acreditam que a PAC traz vantagens para todos os cidadãos europeus. “A perceção dos portugueses sobre a PAC tem vindo a melhorar nos últimos anos, e parte desta evolução é fruto do investimento feito através do programa IMCAP. As iniciativas que temos vindo a liderar já chegaram a milhões de pessoas, mas ainda há muito a fazer”, realça Miguel Sousa, CEO da INOVA+, citado pelo comunicado.

Liderado pela INOVA+ e apoiado por uma rede de cooperação de entidades nacionais e internacionais, o projeto PAC-TO foi a mais recente iniciativa promovida neste contexto para evidenciar a importância da Política Agrícola Comum.

De acordo com Sara Brandão, Head da International Unit da INOVA+, “a PAC desempenha um papel fundamental no desenvolvimento agrícola e rural da Europa, e em Portugal não é diferente. No entanto, muitas vezes, a sua importância é subvalorizada ou mal compreendida por diferentes audiências. O PAC-TO surgiu para mitigar este problema, afirmando-se como uma parceria transformadora no nexo tradição e inovação no sector, tendo como objetivo clarificar a relevância da PAC, promovendo um entendimento acessível sobre os seus benefícios para a sociedade e para o setor agrícola.”

“Após um balanço extremamente positivo do PAC-TO que se conclui em julho de 2025, a INOVA+ já garantiu a aprovação de um novo projeto com abordagens inovadoras para promover a PAC”, acrescentou.

Desde agosto de 2024, o projeto impactou diretamente centenas de milhares de pessoas em diversas atividades. Entre estas, destaque para as iniciativas em estabelecimentos de ensino, numa parceria com a APROFGEO e alinhado com os programas curriculares, envolvendo cerca de 1400 alunos do ensino básico e secundário, as ações em mercados municipais, com cerca de 3500 pessoas abrangidas e as presenças nas maiores feiras agrícolas nacionais (AGRO, Ovibeja e Feira Nacional de Agricultura), as quais receberam mais de 235 mil visitantes.

A comunicação multiplataforma do projeto incluiu ainda uma série com uma dezena de entrevistas a agricultoras portuguesas, testemunho da representação inclusiva no setor agrícola, disponíveis no canal de Youtube do projeto.

A autenticidade e qualidade da produção nacional foram também alvo de divulgação do projeto com o programa ‘Sabor Certificado’, em exibição no Porto Canal, no qual o público é convidado aa conhecer produtos com certificações DOP, IGP, ETG e biológicos de cinco regiões de Portugal.

Esta abordagem abrangente posicionou o PAC-TO como um exemplo de boas práticas na aproximação da PAC aos cidadãos, promovendo a literacia agrícola, a sustentabilidade e a valorização dos territórios rurais portugueses, somando-se aos mais de 115 projetos apoiados pelo programa IMCAP desde 2020, um instrumento decisivo para promoção da PAC.

A partir de agosto, a INOVA+ coordenará uma nova iniciativa financiada pelo IMCAP, para dar continuidade a este trabalho.

A Política Agrícola Comum (PAC) é uma das principais políticas da União Europeia, criada para apoiar os agricultores, garantir alimentos de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável das zonas rurais.

A PAC representa cerca de um terço do orçamento total da União Europeia, financiando práticas sustentáveis como a agricultura biológica, gestão eficiente da água e conservação dos solos enquanto, promovendo o desenvolvimento rural, a inovação e a digitalização do setor agrícola.

Em Portugal, mais de 180 mil agricultores portugueses recebem apoios anuais da PAC, com mais de mil milhões de euros/ano a serem canalizados para Portugal através da PAC, que constitui uma ferramenta estratégica para garantir a soberania alimentar, a sustentabilidade ambiental e a coesão territorial em Portugal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.