O grupo InPost, empresa polaca que atua no setor de logística e entrega de encomendas, inaugurou uma nova sede em Madrid. O novo hub da empresa está situado em San Fernando de Henares e tem capacidade para gerir 20 mil encomendas por hora.
Depois de ter atingindo a marca histórica de 1,4 mil milhões de encomendas processadas em 2025, o que reflete um aumento de 25% face ao ano anterior, a empresa aposta num novo hub para aumentar a sua capacidade, ter maior flexibilidade operativa e maior automatização.
Marc Vicente, CEO da InPost Ibéria, considera que 2025 foi um ano “muito importante”, com um forte crescimento, tendo terminado com nove hub, 37 armazéns e com 61 mil cacifos inteligentes.
Os envios para cacifos tiveram um crescimento de 175% face ao ano passado, na opinião de Marc Vicente as entregas out-of-home estão numa tendência de crescimento, contudo a Península Ibérica está um pouco atrás das restantes localidades, mas o CEO na Ibéria acredita que este ano estas entregas vão aumentar, com um investimento em mais cacifos.
Em Portugal existem 500 cacifos inteligentes, mas o objetivo é “aumentar”, referiu o CEO.
Estes cacifos destacam-se dos restantes player devido à sua segurança, com câmaras de segurança nos cacifos outdoor, têm controlo remoto, estão disponíveis 24 horas, são testados em laboratório e conseguem ter uma durabilidade de 15 anos.
Para além desta aposta a empresa adquiriu ainda a empresa de transporte expresso, Sending, que ajuda a empresa a chegar a mais destinos, como a Madeira.
Durante a época alta do comércio eletrónico, a peak season, a empresa geriu um total de 22 milhões de encomendas.
O novo hub tem 22 portas para camiões e 100 portas para carrinhas, duplicando assim a capacidade face ao antigo hub de Alcalá de Henares. A nova instalação conta com novas tecnologias, incluindo dois novos crossbelt sorters capazes de classificar automaticamente e de operar com mais de 86 destinos em simultâneo.
O CEO da InPost Ibéria afirma que “na InPost estamos num momento de crescimento. No último ano ampliámos a nossa rede, as nossas capacidades e serviços e, com a entrada em funcionamento desta nova nave, damos mais um passo em direção ao nosso objetivo de criar o hub central de Madrid, seguindo o modelo dos nossos centros na Polónia. Com esta abertura, posicionamo-nos como um dos epicentros logísticos mais importantes de Espanha”.
Para este ano a empresa vai continuar a apostar nos cacifos, em chegar a mais destinos, tendo como objetivo tornar-se em 2030 líder de mercado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com