[weglot_switcher]

Inspeção da Saúde abre inquérito a incêndio em hospital do Porto causado por cigarro de doente

O processo vai ser conduzido por dois inspetores do Núcleo Regional do Norte da IGAS, onde se insere o Centro Hospitalar Universitário de São João.
20 Dezembro 2021, 16h00

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo de inquérito para apurar as responsabilidades no incêndio ocorrido este domingo, dia 19 de dezembro, no Hospital de São João, no Porto. A entidade fiscalizadora informou esta segunda-feira que o processo vai ser conduzido por dois inspetores do Núcleo Regional do Norte da IGAS, onde se insere o Centro Hospitalar Universitário de São João.

Em causa está um fogo, que deflagrou ontem, causado por um doente que acendeu um cigarro dentro da enfermaria onde estava internado. Segundo a “CNN Portugal”, que citou fonte da unidade hospitalar portuense, o utente encontrava-se ligado ao oxigénio e essa botija acabou por explodir, causando a morte ao doente que ocupava a cama ao lado, que foi a única vítima mortal.

O incidente resultou em nove feridos, dois deles em estado grave, um por intoxicação e outro por paragem cardiorrespiratória. O incêndio, que foi dado como extinto pelos bombeiros às 19h0o, ocorreu na ala de pneumologia do Hospital de São João, pelo que os pacientes desse piso tiveram de ser transferidos para outros estabelecimentos de saúde.

Em 2021 – ano em que a IGAS começou a fazer auditorias à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde em emergências – foram realizadas quatro auditorias, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central e no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede.

“Nestas auditorias está a ser avaliado o nível de preparação e planeamento dos serviços de saúde para responder a situações de emergência não previstas, desconhecidas e de impacto elevado, mantendo a continuidade da prestação de cuidados de saúde”, explica a inspeção da Saúde.

Notícia atualizada às 16h08

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.