[weglot_switcher]

Instituições de ensino portuguesas gastam menos por aluno do que média da OCDE

Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico revela que em média as instituições de ensino dos países da OCD gastam em média, anualmente, cerca de nove mil euros por aluno.
11 Setembro 2018, 12h09

As instituições de ensino em Portugal despendem menos dinheiro por aluno anualmente do que a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), menos de 10 mil dólares (aproximadamente 8.600 euros).

O relatório Education at Glance“, divulgado esta terça-feira pelo organismo, indica que em média as instituições de ensino dos países da OCDE gastam em média 10.500 dólares (cerca de 9 mil euros) por cada aluno do ensino primário ao superior.

Para OCDE, este valor equivale a sete mil euros por estudante no nível primário, oito mil no nível secundário e 13 mil euros no nível superior. No ensino não superior (primário, secundário e pós-secundário não superior), 94% das despesas das instituições por estudante são dedicadas a serviços educacionais centrais (como custos de ensino), sendo o restante dedicado a serviços auxiliares (tais como custo de estudantes e bem-estar).

No nível terciário, uma parcela muito menor das despesas institucionais é direcionada para serviços essenciais (68%), enquanto aproximadamente 30% do total de gastos com a educação por estudante é de pesquisa e desenvolvimento.

Nos países da OCDE, os alunos matriculados na escola primária ou secundária entre os seis e os 15 anos de idade somam um total acumulado de despesas de cerca de 78 mil euros por estudante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.