As instituições de ensino em Portugal despendem menos dinheiro por aluno anualmente do que a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), menos de 10 mil dólares (aproximadamente 8.600 euros).
O relatório “Education at Glance“, divulgado esta terça-feira pelo organismo, indica que em média as instituições de ensino dos países da OCDE gastam em média 10.500 dólares (cerca de 9 mil euros) por cada aluno do ensino primário ao superior.
Para OCDE, este valor equivale a sete mil euros por estudante no nível primário, oito mil no nível secundário e 13 mil euros no nível superior. No ensino não superior (primário, secundário e pós-secundário não superior), 94% das despesas das instituições por estudante são dedicadas a serviços educacionais centrais (como custos de ensino), sendo o restante dedicado a serviços auxiliares (tais como custo de estudantes e bem-estar).
No nível terciário, uma parcela muito menor das despesas institucionais é direcionada para serviços essenciais (68%), enquanto aproximadamente 30% do total de gastos com a educação por estudante é de pesquisa e desenvolvimento.
Nos países da OCDE, os alunos matriculados na escola primária ou secundária entre os seis e os 15 anos de idade somam um total acumulado de despesas de cerca de 78 mil euros por estudante.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com