[weglot_switcher]

Instituições de ensino superior abrem 1150 concursos em 2019

Concursos para progressão na carreira docente aumentaram mais de quatro vezes nas universidades e 11 nos politécnicos, segundo Ministério.
  • Twitter
16 Janeiro 2020, 19h31

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelou, esta quinta-feira, que em 2019 foram abertos cerca de 1.150 concursos para progressão na carreira docente nas instituições de ensino superior, que comparam com com cerca de 200 concursos no ano anterior.

As universidades levam a dianteira face aos politécnicos, tendo aberto um total de 892 concursos em 2019, quatro vezes mais do que em 2018. Já os politécnicos abriram 256 concursos contra 22 em 2018.

Os concursos foram abertos em resultado do processo de mobilização institucional lançado aquando da
publicação do Decreto-Lei de Execução Orçamental de 2019. “A revisão do regime jurídico de progressão das carreiras docente e o desacoplamento entre os processos de recrutamento e progressão vieram, pela primeira vez, facilitar a cabimentação dos processos de abertura de mecanismos de promoção, tendo permitido um crescimento inédito do número de concursos de promoção para as categorias intermédias e superiores da carreira docente”, explica o Ministério de Manuel Heitor em comunicado enviado às redações.

LUGARES A CONCURSO 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.