A Intel vai investir 4,6 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) na construção de novas instalações em Breslávia, no sudoeste da Polónia. Os escritórios vão destinar-se à montagem de chips semicondutores e à realização de testes com os mesmos, de acordo com um comunicado da tecnológica.
A decisão faz parte de um projeto multimilionário da empresa, que tem planos por chegar a outros países europeus, como forma de fazer crescer a capacidade de produção destes aparelhos na Europa.
Em território polaco, a Intel estima criar dois mil postos de trabalho, assim como milhares de outros na fase de construção, assim como no processo de contratação de fornecedores.
Além destas instalações, a Intel quer abrir uma fábrica de chips na Alemanha, assim como novos escritórios na Irlanda e em França. Na quinta-feira, o diário alemão “Handelsblatt” avançou que o governo da Alemanha e a Intel estão a negociar um acordo na ordem de 9,9 mil milhões de euros em apoios.
A empresa avançou com estas informações no ano passado, fazendo saber que espera beneficiar de financiamento da Comissão Europeia, visando reduzir a dependência dos chips dos Estados Unidos e Ásia. Não foi revelado qual o apoio financeiro que a tecnológica vai receber, no âmbito da abertura na Polónia.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com