A indústria da Inteligência Artificial (IA) vai continuar a provar que veio para ficar e que não tem planos para deixar de crescer. Dados publicados pelo AltIndex.com evidencia que este sector deverá adicionar 9,5% ao Produto Interno Bruto (PIB) global até 2030.
Este crescimento significa um acréscimo de cinco vezes até ao início da próxima década. Em termos de dados mais concretos, o segmento da IA deve atingir um valor de 184 mil milhões de dólares só este ano, num aumento de 35% face a 2023, além de chegar até 315 milhões de utilizadores.
Para a análise, a contribuição significativa da IA para o crescimento do PIB global “não surpreende, considerando as projeções deste mercado fantástico até ao fim da década”. O estudo é ainda mais conciso: o mercado de Inteligência Artificial deve chegar a um extraordinário valor de 830 mil milhões de dólares até 2030.
Os dados mostram que machine learning deve permanecer como o maior mercado e também o segmento que recolhe maior receitas, com as perspetivas a apontarem para um valor de 503 mil milhões de dólares até ao final da década, seis vezes mais que este ano. Seguir-se-á o processamento de linguagem natural (NLP) e a robótica de IA a crescer em cinco e três vezes face a 2024, para atingirem avaliações de 156 mil milhões de 64 mil milhões de dólares.
Estima-se ainda que o mercado de IA chegue a 70 milhões de novos utilizadores, podendo chegar a um número recorde de 730 milhões de utilizadores até 2030.
Mas o mercado já deixou alertas que não vai crescer ao mesmo ritmo em todas as geografias, existindo a dúvida em relação a uma potencial exclusão digital dos países que apresentem menor capacidade de investimento em tecnologia.
O mercado coloca três cenários em cima da mesa perante o impacto da IA: moderado, que destaca o crescimento de 9,5%; otimista, em que o impacto da IA deve subir até 11,41% até 2030; conservador, em que o impacto será de 8,81% nos próximos seis anos.
Mediante um cenário moderado, a América do Norte será a região que vai observar o impacto da IA, apresentando um aumento face aos 2,2% que deverá registar este ano até aos 10,5% do próximos seis anos, ou seja, até ao arranque da próxima década.
O PIB do continente asiático deverá registar um crescimento de 6,7% até 2030, cinco vezes mais que o aumento que irá ver este ano. Os dados da Europa são ainda melhores, com a Statista a prever um impacto económico de até 9,7%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com