[weglot_switcher]

International Business Group compra 12% da Media Capital

Foi anunciado hoje a compra de mais 17% da Media Capital. Todos juntos, os novos acionistas da companhia detém 60,5% da dona da TVI, faltando ainda conhecer quem fica com os restantes 4% ainda não anunciados.
15 Setembro 2020, 16h55

O International Business Group (IBG) anunciou hoje que comprou 10,11 milhões de ações da Media Capital, o correspondente a 11,9725% da empresa.

Segundo o comunicado do IBG, uma holding o “texto do contrato assinado entre as partes, prevê que a aquisição esteja sujeita à verificação de condições prévias”.

O IBG é um holding multinacional que detém empresas no setor da construção, serviços, imobiliário, revestimentos e indústria, que detém, por exemplo, a Caravela Seguros.

Desta forma, “só após a comunicação pela Prisa/Vertix de que as referidas condições se verificaram – o que todavia não sucedeu – é que teremos por certa e perfeita a aquisição das ações por parte da IBG”.
Nessa altura, procederemos então à comunicação a que estamos legalmente obrigados.

A Media Capital também informou hoje o mercado que recebeu uma notificação a sinalizar a compra mais de 4,2 milhões de ações da empresa, o equivalente a 5%.

“A aquisição das participações será subscrita por uma sociedade comercial que se encontra em processo de constituição”, pode-se ler no comunicado, assinado por Pedro Mendes Ferreira.

Outro dos novos acionistas da Media Capital é Cristina Ferreira, a senhora televisão, que passou a deter 2,5% da empresa. A apresentadora é também a nova diretora de entretenimento e ficção do canal de Queluz de Baixo.

A 10 de setembro, foram anunciados vários novos acionistas que passaram a deter 41% da Media Capital.

Com 20% do capital da cotada, a Triun com sede em Lisboa é controlada por Paulo Alexandre Francisco Gaspar, Mariana da Mota Francisco Gaspar e Francisco Miguel da Mota Gaspar, da família que detém a Lusiaves.

Já a Zenithodyssey detém 16% da Media Capital. Esta sociedade é detida em 50% pela sociedade CIN, com sede na Maia; 18% pela sociedade Polopiqye, com sede em Santo Tirso, sociedade controlada pelo empresário Luis Miguel Carvalho Lopes Guimarães; 12% pela sociedade Volume Volátil, com sede em Fafe, controlada pelo empresário Filipe Barbosa Carvalho; 10% pela sociedade Alfredo & Carlos, com sede em Creixomil, Guimarães, controlada pelo empresário Alfredo José Machado Alves Pereira e pelo empresário Carlos Alberto Machado Alves Pereira.

Já a Fitas e Essências, com sede na Maia, fica com 3%, com esta sociedade a ser controlada pelo sócio maioritário Stéphane Rodolphe Picciotto.

Com 3%, está Manuel José Lemos de Ferreira Lemos, de Mirandela.

Já o empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, vai continuar a deter 30% da TVI, através da Pluris Investments.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.