[weglot_switcher]

Internet lenta em casa? Isto é o que deve fazer para aumentar a velocidade

O teletrabalho é, desde sábado, recomendado. Conheça algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho da internet.
De acordo com a União Internacional das Telecomunicações, 3,2 bilhões de pessoas no mundo já estavam conectadas à internet
18 Janeiro 2022, 11h50

Numa altura em que o teletrabalho deixou de ser obrigatório, mas é recomendado, ainda são muitos os que estão a trabalhar a partir de casa. Tem internet lenta? Saiba o que fazer para aumentar a velocidade, de acordo com a Selectra, especialista em tarifas de telecomunicações.

1. Faça uma gestão do consumo de internet

Utiliza o seu computador pessoal para trabalhar? Para evitar uma sobrecarga de consumo, aceda a plataformas streaming ou efetue downloads apenas quando não está a utilizar a internet para fins profissionais ou educativos.

2. Substitua o seu router para um dos mais recentes 

Se o router que tiver em sua casa for o mesmo há vários anos ou se atualizou  recentemente a velocidade da sua internet, poderá ser altura de o substituir. Entre em contacto com a sua operadora de modo a informá-la acerca da situação e caso esta não se mostre disponível para lhe fornecer outro equipamento, pode adquirir um numa loja de informática.

3. Escolha um lugar estratégico para colocar o router 

Para que o router tenha um bom desempenho é preciso que nada interfira na sua ligação. Assim, deve escolher um local adequado para o colocar: alto, central e sem obstáculos que impeçam a expansão do sinal wifi. Caso tenha alguma antena, confirme que esta se encontra em posição vertical.

4. Mude para o 5GHz

Preste atenção se o seu router tem as opções 2,4GHz e 5GHz para se ligar à rede wifi. A diferença entre as duas refere-se à velocidade e cobertura de internet sendo que, enquanto o 5GHz consegue atingir até 287 Mbps, a alternativa mais baixa apenas vai até os 50-60 Mbps. Assim, embora o 5GHz tenha um alcance mais curto, será uma boa opção para aumentar a velocidade da internet.

5. Procure um dos canais menos saturados

Os routers europeus utilizam 13 canais,o que significa que se viver num prédio é muito provável que utilize o mesmo canal de muitos dos seus vizinhos e isso pode estar a afetar o alcance do sinal. Procure analisar o estado dos canais à sua volta, através de aplicações como o Wifi Analyzer e perceber qual o mais recomendado para si.

6. Ligue um amplificador 

Confirme se o router tem potência suficiente para cobrir toda a área da casa. Se em certos lugares não consegue ter bom sinal, o melhor será recorrer a um amplificador para alargar a área de cobertura.

7. Compare os pacotes das diferentes operadoras

As ofertas do mercado estão sempre a mudar, pelo que se não estiver totalmente satisfeito com o nível de desempenho da internet em sua casa, o melhor será fazer uma pesquisa detalhada aos pacotes das diferentes operadoras. Tenha em consideração que a fibra ótica é geralmente a mais rápida e que velocidades abaixo de 50MB não são as mais aconselháveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.