[weglot_switcher]

Interreg Atlantic Area aprova financiamento de 24 novas parcerias avaliadas em 55 milhões

O Interreg Atlantic Area é um programa europeu de cooperação, o único gerido por Portugal, estando a Autoridade de Gestão sediada na CCDR Norte, I.P. desde o ciclo comunitário 2007-2013. No atual período 2021-2027, está a executar 113 milhões de Euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
6 Julho 2025, 11h44

O Comité de Acompanhamento do programa europeu de cooperação Interreg Atlantic Area aprovou na semana passada a atribuição de um apoio financeiro a 24 novas parcerias, avaliadas em 55 milhões de euros. Em causa estão investimentos implementados por instituições públicas e privadas de Portugal, Espanha, França e Irlanda a uma taxa de financiamento de 75%.

O Interreg Atlantic Area é um programa europeu de cooperação, o único gerido por Portugal, estando a Autoridade de Gestão sediada na CCDR Norte, I.P. desde o ciclo comunitário 2007-2013. No atual período 2021-2027, está a executar 113 milhões de Euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

“A atribuição do fundo europeu decorreu da terceira convocatória lançada no ciclo 2021-2027, à qual concorreram 80 parcerias com projetos em áreas prioritárias para a região atlântica”, refere o Comité de Monitorização do programa.

A temática “Ambiente Azul/Verde” é a que implementará um maior investimento, na ordem dos 31,6 milhões de euros, e cobre 13 projetos relacionados, por exemplo, com o aproveitamento da energia das ondas, o desenvolvimento de tecnologias eólicas offshore flutuantes, o fornecimento de soluções para a monitorização dos oceanos e o reforço da prevenção dos riscos costeiros.

A prioridade “Inovação Azul e Competitividade” vai executar um investimento no valor de 11,9 milhões de euros. Ao todo são 6 projetos que apostam em serviços de formação e aconselhamento para as PME, na indústria da biomassa à base de algas, na integração digital do setor da aquacultura e no fomento de atividades de prototipagem. Este financiamento permitirá capacitar as PME e as empresas em fase de arranque e, ao mesmo tempo, melhorar as competências de uma nova geração de profissionais no sector da economia azul.

A convocatória prevê, ainda, o apoio a parcerias no contexto da prioridade “Cultura e Turismo Sustentável”. A decisão recaiu em apoiar 5 projetos avaliados em 11,6 milhões. Este apoio destina-se ao desenvolvimento de novas rotas turísticas sustentáveis e inclusivas, à preservação do património marítimo e à gestão dos fluxos turísticos costeiros.

Nas 24 novas parcerias que agora avançam com o apoio do Interreg Atlantic Area, participam 48 instituições portuguesas que se comprometem em executar um apoio europeu de mais de 10 milhões de euros em redes internacionais que promovam a Região Atlântica.

António Cunha, Presidente da CCDR Norte e Gestor do Interreg Atlantic Area, destaca no comunicado a importância na execução do financiamento concedido dizendo que “mais do que nunca, a articulação eficiente de todos os intervenientes no Programa é essencial para atingirmos as metas a que nos propusemos em conjunto. Os beneficiários com financiamento assegurado deverão ser acompanhados atempadamente em todas as etapas do projeto, assegurando o cumprimento de todos os prazos. Reitero que estamos num momento de elevado compromisso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.