[weglot_switcher]

“Intrigas, confusão e mau entendimento”: Costa diz que está articulado com o Presidente (com áudio)

“Só pode haver um mal entendido. Por natureza, o primeiro-ministro não desautoriza o Presidente da República. Não é Costa e Marcelo. É institucional”, relembrou o primeiro-ministro esta terça-feira.
  • Portuguese Prime Minister Antonio Costa speaks during the briefing of the Council of Ministers Meeting, in Lisbon, Portugal, 11 March 2021. Costa announced the reopening plan measures in the context of the fight to control the Covid-19 pandemic. EPA/ANTONIO COTRIM
15 Junho 2021, 13h04

António Costa lamenta que tenham sido criadas “intrigas, confusão e mau entendimento” em volta das suas declarações de que ninguém pode garantir que não se dá um passo atrás no confinamento, tendo o Presidente da República referido ontem à noite que, por definição, o chefe de Estado não é desautorizado pelo líder do Governo.

“Só pode haver um mal entendido. Por natureza, o primeiro-ministro não desautoriza o Presidente da República. Não é Costa e Marcelo. É institucional”, relembrou o primeiro-ministro esta terça-feira de manhã, num momento em que o número de casos de Covid-19 continua a aumentar, principalmente na região de Lisboa e Vale do Tejo.

À semelhança das suas declarações iniciais, António Costa afirma que esta é a “oportunidade de dizer que 100% dos portugueses desejam o mesmo que o Presidente da República: que ninguém dê um passo atrás”.

“Não há seguramente nenhum desentendimento ou conflito sobre isto, como não tem existido desde que se iniciaram funções”, admitiu o primeiro-ministro. Ainda assim, Costa sustentou que “nem sempre quando se pensa o mesmo, temos de pensar o mesmo”.

António Costa assegurou que “nunca houve nenhuma ação desarticulada entre primeiro-ministro e Presidente da República, sobretudo no que diz respeito ao combate à pandemia”. “Não vale a pena criarem romances. Deixem isso para a ficção”, disse aos jornalistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.