[weglot_switcher]

Invasão do Capitólio provoca quatro mortos. Twitter suspende conta de Trump

A invasão do Capitólio teve lugar durante mais de quatro horas, com a polícia a recorrer a gás lacrimogénio e gás pimenta para obrigar os manifestantes pró-Trump a abandonar o edifício. A rede social onde Trump costuma habitualmente falar com o mundo ameaçou o presidente que pode encerrar a sua conta se continuar as respeitar as regras do Twitter.
Capitólio Eua Invasão Jim Lo Scalzo Lusa 1
Jim Lo Scalzo/EPA via Lusa
7 Janeiro 2021, 08h03

Quatro pessoas morreram durante a invasão do edíficio do Capitólio que teve lugar na quarta-feira na capital norte-americana.

O coração legislativo dos Estados Unidos, que alberga o Congresso, foi invadido por centenas apoiantes de Donald Trump, noticia a “CNN”, com tiros disparados dentro do edifício e as autoridades a encontrarem explosivos caseiros, que foram desativados.

A sala da Câmara dos Representantes foi evacuada, assim como o vice-presidente Mike Pence, presente no local.

Uma mulher morreu alvejada na zona do Capitólio, mas a polícia ainda não tinha mais detalhes disponíveis.

A polícia recorreu a gás lacrimogénio, gás pimentas, petardos e bombas de fumo para obrigar os manifestantes a saírem do edifício.

A invasão teve lugar às 18h30 de Lisboa e o edifício só foi considerado seguro quatro horas e meia depois, pelas 23 horas em Portugal.

Depois de ter publicado ontem um vídeo e mensagens no Twitter a reclamar vitória nas eleições, a rede social removeu três publicações e suspendeu por 12 horas a conta de Donald Trump, e avisou o presidente que a sua conta seria bloqueada permanentemente se continuar a violar as regras do Twitter.

Também o Facebook e o Instagram agiram e disseram que iria suspender a conta de Donald Trump nestas redes sociais.

Num vídeo publicado na tarde de quarta-feira onde reclama a vitória nas eleições, Donald Trump disse que foi vítima de “roubo” nas presidenciais. Este vídeo contribui para exaltar os ânimos entre os manifestantes pró-Trump que acabaram por invadir o Capitólio. Este vídeo acabou por ser removido pelo Twitter, Facebook e YouTube.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.