[weglot_switcher]

Investidores instam reguladores a encontrar comprador para Silicon Valley Bank

Alguns analistas e investidores estão a alertar que se não se encontrar uma solução para o Silicon Valley Bank até segunda-feira, pode haver um “efeito dominó” noutros bancos regionais norte-americanos.
Andrey Rudakov / Bloomberg
12 Março 2023, 10h00

Alguns executivos e investidores do sector financeiro estão a alertar para a necessidade de os reguladores encontrarem um comprador para o Silicon Valley Bank durante o fim de semana, temendo que haja um “efeito dominó” noutros bancos regionais norte-americanos, avança a “Reuters”.

O Silicon Valley Bank (SVB Financial Group), o 16.º banco norte-americano em dimensão de ativos e um banco próximo das empresas tecnológicas, entrou em insolvência depois de uma corrida aos seus depósitos. As startups e empresas de pequena dimensão, que eram o seu principal mercado, foram os clientes que, em pânico, lideraram esta corrida.

Antes, o banco tinha sido tentado um aumento de capital, mas sem sucesso. A falta de liquidez e de capital acabou por determinar a intervenção do Departamento de Proteção Financeira e Inovação, o qual nomeou a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) como liquidatária da instituição.

Agora, alguns analistas e investidores estão a alertar que se não houver uma solução até segunda-feira, outros bancos podem ficar sob pressão caso as pessoas fiquem preocupadas com os seus depósitos.

“As boas notícias é que é improvável que uma insolvência ao estilo do SVB se estenda aos grandes bancos”, de acordo com uma nota de research da Kroll citada pela “Reuters”. No entanto, nos bancos pequenos, o risco “é muito mais elevado” se os depósitos não garantidos do SVB não tiverem uma solução, acrescentou.

Silicon Valley Bank tinha um nível elevado de depósitos que não estavam protegidos pela FDIC, que cobre até 250 mil dólares por depositante, por banco, para cada categoria de titularidade de conta.

Por outro lado, o investidor Bill Ackman disse este sábado, na rede social Twitter, que se não conseguirem proteger todos os depósitos, isto pode levar a uma saída de depósitos não garantidos de outras instituições, refere a agência de notícias. “Estas saídas [de depósitos] vão drenar a liquidez de banco regionais e iniciar a destruição dessas instituições importantes”, alertou.

Por outro lado, Kyle Bass, fundador da Hayman Capital Management, afirmou à “Reuters” que a Reserva Federal dos EUA tem de conseguir um “casamento” para o SVB até este domingo, antes da abertura do mercado asiático. “E têm de garantir que os depositantes vão receber a totalidade do dinheiro com esta fusão, e restaurar a estabilidade no sistema bancário”, sublinhou.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.