A Europa está rodeada por mais de 68 mil quilómetros de costa, possuindo um enorme potencial, em grande parte inexplorado, para um melhor aproveitamento da energia das ondas – uma fonte renovável emergente mais previsível do que o vento e complementar à energia solar, particularmente durante os meses de inverno.
Com esse potencial na mira, o investigador Gianmaria Giannini lançou o projeto WEC-Pro, que acaba de conquistar uma bolsa de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie (Marie Curie), no valor de cerca de 200 mil euros. O investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) qualificou-se com uma pontuação de 98,40% no concurso, um dos mais competitivos da Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte Europa.
Gianmaria Giannini vai nos próximos dois anos desenvolver um conversor de energia das ondas (WEC), impresso em 3D, que transforma a energia mecânica das ondas do mar em eletricidade.
“Este avanço pode simplificar e reduzir, significativamente, o custo e a complexidade do desenvolvimento dos mesmos, através da integração de restrições no fabrico destas peças na fase inicial de conceção e simulação, levando a uma melhoria técnica e económica dos WEC”, explica a FEUP.
A investigação do projeto WEC-Pro tem como objetivo permitir uma produção automatizada e em grande escala destes conversores de energia das ondas, investindo numa energia que desempenhará um papel fundamental na construção de um sistema energético mundial mais resiliente e diversificado, com baixo teor de carbono.
Os primeiros passos desta investigação foram dados na secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (SHRHA) do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, e no grupo de investigação de Energia Marinha do CIIMAR, que segue, agora, para o Marine Offshore Renewable Energy Lab (MORE) do Politécnico de Turim, em Itália, onde o projeto será desenvolvido nos próximos dois anos, em colaboração com a Caracol, um dos principais fabricantes de sistemas de impressão 3D industrial para produção de peças grandes e complexas a partir de materiais termoplásticos reforçados.
“Estes anos aqui em Portugal foram uma valiosa experiência e desempenharam um papel fundamental na definição da direção desta investigação. Foi aqui que nasceu o projeto WEC-Pro. Quando regressar, pretendo trazer de volta novos conhecimentos, ferramentas e ideias para contribuir ainda mais para a investigação e inovação em curso no setor das energias renováveis marinhas em Portugal”, afirmou Gianmaria Giannini.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com