[weglot_switcher]

Investigadoras da FEUP desenvolvem tecnologia para tratamento de Alzheimer

Joana Loureiro e Maria do Carmo Pereira estudam uma tecnologia baseada em nanopartículas concebidas para transportar medicamentos diretamente para o cérebro. Acabam de receber um investimento de 120 mil euros da XTX Ventures.
6 Fevereiro 2025, 11h00

Joana Loureiro e Maria do Carmo Pereira estão a desenvolver desenvolver um sistema de libertação controlada de fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer, no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Na foto, as investigadoras estão acompanhadas da investigadora do LEPABE, Maria João Ramalho.

A tecnologia baseada em nanopartículas concebidas para transportar fármacos diretamente para o cérebro é, segundo as investigadoras, particularmente interessante para o tratamento de perturbações do sistema nervoso central, ao permitir “a entrega de fármacos nas regiões afetadas pelo cérebro, maximizando os efeitos terapêuticos e minimizando os efeitos secundários”.

A tecnologia poderá significar “um avanço no tratamento de doenças neurológicas, tais como Alzheimer, Parkinson e cancros cerebrais, onde as opções de tratamento são limitadas pela incapacidade de se conseguir uma entrega eficiente de medicamentos no cérebro”, perspetiva Joana Loureiro.

O potencial desta tecnologia foi comprovado em Londres, em junho e novembro do ano passado, onde a recetividade dos investidores tem permitido avançar dentro do programa de empreendedorismo tecnológico da Conception X, empresa londrina que aposta no talento dos alunos de doutoramento na busca de soluções para os problemas que afetam grande parte dos setores de atividade das nossas sociedades.

A FEUP é a primeira instituição fora do território do Reino Unido a integrar o programa de empreendedorismo tecnológico da Conception X.

A juntar aos prémios e distinções que receberam ao longo dos últimos anos por esta investigação promissora, Joana Loureiro e Maria do Carmo Pereira criaram a startup BNanoTech, que acaba de receber o seu primeiro investimento externo. Vem da  XTX Ventures e tem o valor de 120 mil euros, destinados a acelerar esta tecnologia e confirmar o seu potencial disruptivo.

“Os nossos próximos passos envolvem a construção de uma estratégia de financiamento robusta para garantir o capital necessário para mais investigação e desenvolvimento (I&D)”, adiantam as investigadoras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.