As investigadoras do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro (UA) Sara Moreno Pires e Mariana Nicolau integram o grupo de 12 autores do artigo distinguido este ano pela Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE) com o prestigiado AASHE Sustainability Award, na categoria de investigação.
A investigação divulgada no artigo “Teaching sustainability within the context of everyday life: Steps toward achieving the Sustainable Development Goals through the EUSTEPs (Enhancing Universities’ Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint) Module” foi conduzida no âmbito do projeto Enhancing Universities Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint (EUSTEPs) financiado pelo programa da União Europeia ERASMUS+.
Segundo Sara Moreno Pires, este primeiro artigo científico do projeto EUSTEPs analisa a experiência de um ano de trabalho interdisciplinar a criar e testar um módulo interativo de ensino da sustentabilidade para estudantes do ensino superior, com todos os desafios inerentes ao surgimento da pandemia de COVID-19 nessa altura. Os materiais produzidos estão agora disponíveis de forma aberta e gratuita, em quatro línguas para todos os que estejam interessados em fazer uso deles.
“A sustentabilidade é um objetivo estratégico estruturante da Universidade de Aveiro e a Calculadora da Pegada Ecológica desenvolvida pelo projeto EUSTEPs desempenha um papel central nesse contexto”, salienta Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro. “A atribuição deste prémio vem confirmar a qualidade do trabalho desenvolvido e mostrar que estamos a construir o futuro da Universidade com base em instrumentos científicos sólidos. Parabéns à equipa por esta distinção.”
Georgios Malandrakis, professor de Educação Ambiental na Universidade Aristóteles de Salónica e coordenador do projeto EUSTEPs, reconhece o privilégio de trabalhar com uma equipa dedicada e inspiradora. “Este projeto financiado pela UE reuniu 16 investigadores de 4 países que inicialmente eram praticamente desconhecidos entre si. Através da nossa colaboração na investigação, tornámo-nos amigos, desenvolvemos este módulo educativo de sucesso e conseguimos envolver e educar mais de 7000 estudantes universitários de quase 60 países”, explica.
A AASHE distingue instituições e indivíduos que contribuem para impulsionar o ensino superior rumo a um futuro sustentável. Este ano, a AASHE recebeu cerca de 300 candidaturas, resultando em 10 vencedores anunciados entre cinco categorias. As candidaturas foram avaliadas com base no impacto global, na inovação, no envolvimento das entidades intervenientes, na objetividade e em outros critérios específicos de cada categoria.
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