[weglot_switcher]

“Investimento angolano é bem-vindo, com legalidade”, diz Marcelo

Presidente da República foi desafiado a comentar as revelação dos ‘Luanda Leaks’ e falou sobre o investimento angolano.
  • Cristina Bernardo
21 Janeiro 2020, 17h41

Marcelo Rebelo de Sousa, em visita oficial a Israel, foi esta terça-feira desafiado a falar sobre os ‘Luanda Leaks’, tendo afirmado, em declarações captadas pela “RTP”,  que “o investimento angolano é bem-vindo” desde que o mesmo seja feito “com legalidade”.

Em declarações à RTP, Marcelo adiantou que este é um tema que deve ser tratado pelos órgãos judiciais e de supervisão, sendo que, na opinião do Presidente da República, não cabe ao poder política qualquer intervenção no caso. “Estamos aparentemente perante uma matéria que envolve poderes do poder judiciário, das instituições judiciais, de investigação e decisão e dos supervisores e dos reguladores, que são independentes”, realçou o Presidente português à RTP.

“Cabe agora a esses poderes analisarem o que devem fazer, como devem fazer, se tiverem de o fazer”, sublinhou. “Não cabe ao Presidente da República, não cabe aos órgãos do poder político que não estes, estar a ter pronúncias sobre matéria que é da competência desse órgão”.

Em março do ano passado, em visita a Angola, Marcelo considerou existir, entre Portugal e Angola, “um clima de confiança adicional para que o investimento e o emprego cresçam, para que a justiça chegue, por a reunião [terceiro fórum] se fazer onde se faz [Benguela], por o processo estar centrado por toda Angola, pelos empresários que vieram de toda a Angola, de todo o Portugal, por todos estarem com os pés bem assentes no chão”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.