[weglot_switcher]

“Eu separei as águas”: Pedro Reis garante que investimento da Lufthansa Technik nada tem a ver com a TAP

Em visita aos Países Baixos, o ministro da Economia, Pedro Reis, reforçou a importância do investimento da empresa alemã em Santa Maria da Feira, que deverá garantir 700 postos de trabalho. O governante que este investimento em nada está relacionado com a privatização da TAP.
9 Dezembro 2024, 18h20

O investimento da Lufthansa Technik em Portugal, revelado esta segunda-feira, é um sinal “muito importante” para os mercados internacionais e acontece num momento em que muitos países tentam atrair este tipo de investimentos.

Em visita aos Países Baixos, o ministro da Economia, Pedro Reis, reforçou a importância do investimento da empresa alemã em Santa Maria da Feira, que deverá garantir 700 postos de trabalho.

A Lufthansa Technik anunciou esta segunda-feira a instalação de uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, Aveiro, com 700 postos de trabalho e início da produção previsto para final de 2027.

“Um novo capítulo começa hoje para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir a nossa própria localização em Portugal”, avançou o administrador operacional, Harald Gloy, em comunicado.

“Conseguimos mostrar uma proposta de valor como país, com um investimento muito considerável por parte da Lufthansa. Não sei se as pessoas têm a noção mas a Lufthansa Technik tem mais de 20 mil trabalhadores e está em dezenas de países e escolheu colocar em Portugal um centro de manutenção, recuperação e revisão de componentes de motores e de aviação”, destacou o governante.

Privatização da TAP? “São temas diferentes”

Interrogado se esse investimento é uma etapa prévia à privatização da TAP, o ministro declarou: “Não vemos assim. Aliás, a privatização da TAP, mesmo no Governo, é acompanhada pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério das Infraestruturas. São temas completamente diferentes”.

“Eu separei as águas desde o princípio, como vos disse, acho que é um voto de confiança que a Lufthansa faz no nosso país”, reforçou.

Questionado se o tema da privatização da TAP não esteve agora em cima da mesa, o ministrou respondeu: “Não. Aliás, foram reuniões separadas e é uma agenda diferente”.

“O que eu acredito é que este centro da Lufthansa pode trazer mais aviação e mais clientes da aeronáutica mundial – eles têm mais de 800 clientes nesta matéria –, justamente para passar a recorrer a este centro em Portugal”, contrapôs.

Não se sabe o valor do investimento

A empresa que pertence à companhia aérea alemã Lufthansa não adiantou o valor do investimento, mas detalhou que adquiriu recentemente o imóvel de 230 mil metros quadrados no parque empresarial Lusopark, em Santa Maria da Feira, onde pretende iniciar as obras em 2026.

Esta unidade industrial vai criar mais de 700 postos de trabalho “aos quais os interessados poderão candidatar-se já no próximo ano”, avançou a empresa, que diz ter contado com a cooperação do Governo, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e da cidade de Santa Maria da Feira.

“[Este investimento] representa mais um passo em direção à reindustrialização do nosso país e demonstra a forte confiança nas nossas infraestruturas nacionais e no capital humano, particularmente nos nossos engenheiros e técnicos altamente qualificados no setor aeronáutico”, afirmou o ministro da Economia, Pedro Reis, citado numa nota da AICEP.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.