[weglot_switcher]

Investimento em capital de risco atingiu os 89 mil milhões de dólares no primeiro trimestre

Foram os Estados Unidos que lideraram este crescimento. Segundo a consultora registaram um aumento de 72% face ao período homólogo. A China também registou um aumento homólogo, de 13%, enquanto na Europa, registou-se uma queda de 28% no financiamento.
5 Julho 2024, 17h33

O investimento em capital de risco chegou aos 89 mil milhões de dólares globalmente, no primeiro trimestre do ano. De acordo com o estudo da Bain & Company, intitulado Global Venture Capital Outlook, o investimento foi distribuído por mais de 4.600 transações, tendo representado mais de 16% do que no período homólogo.

Foram os Estados Unidos que lideraram este crescimento. Segundo a consultora, registaram um aumento de 72% face ao período homólogo. A China também registou um aumento homólogo, de 13%, enquanto na Europa, registou-se uma queda de 28% no financiamento.

O estudo revela que a dimensão média das operações de venture capital aumentou em todas as fases de financiamento, tendo os investimentos early stage crescido 43% enquanto as operações iniciais aumentaram 17% e as operações em fase final subiram 21%.

No primeiro trimestre do ano, o número de investidores em Corporate Venture Capital manteve-se estável, no entanto, as operações financiadas por estes veículos de investimento apresentaram um aumento significativo.

Álvaro Pires, sócio da Bain& Company, afirma que “cada vez mais empresas de capital privado não tecnológicas estão a aderir à tendência da IA generativa. As LG Technology Ventures, CVS Health Ventures e Capital One Ventures lideraram esta atividade a nível global o ano passado. Além disso, observámos um crescimento notável na colaboração que estas empresas estabelecem com algumas startups para incorporar a IA generativa na experiência dos seus clientes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.