Investimentos em legal tech estão a aumentar

As tendências tecnológicas, as técnicas de gestão e a crescente inovação estiveram hoje em debate no Lisbon, Law & Tech, um evento internacional organizado pelo Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados.

Cristina Bernardo

No ciclo de tendências de tecnologia para legal tech é possível contar uma história para entender o caminho da tecnologia, segundo os especialistas presentes na conferência organizada pela Abreu e que o Jornal Económico é media partner. “Nós também conseguimos ver qual o grau de maturidade ou de avanço da concorrência sobre nós”, explica o consultor Rui Serapicos, que diz que os investimentos em legal tech estão a aumentar. As tecnologias disruptivas, mapear os objetivos de negócios e tomar ações específicas são requisitos fundamentais para se ter sucesso nos negócios.

Já Rita Branquinho Lobo, da Novabase Portugal, explicou no caso dos departamentos jurídicos que é preciso gerir o trabalho, usar técnicas de gestão e tratar os assuntos de grande dimensão medindo o tempo e o que falta entregar. “Fazemos uma avaliação e procuramos ter indicadores para mostrar ao stakeholders o nosso trabalho”. Ter uma visão alinhada com a estratégia da própria empresa, definir objetivos atingíveis, fazer formações e aprender com o negócio são algumas das competências que é preciso para ser visto como um parceiro dentro da organização.

Para Marco Fernandes, CEO da PME Investimentos, a Web Summit permite posicionar Portugal no cimo da cadeia de valor dos países mais inovadores. “Temos um conjunto de startups que pode evidenciar o que está a ser feito no nosso país”. “O grande desafio passa pela internacionalização do ecossistema, temos um conjunto de investidores muito capitalizados no mercado português e a vinda para o país de incubadoras e programas de aceleração conhecidas no mundo inteiro, acrescenta o especialista.

A Inteligência Artificial, Big Data e a ligação entre o Direito e a Tecnologia estarão hoje em discussão no primeiro Lisbon, Law & Tech, um evento internacional organizado pelo Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados, que se realiza no Auditório da Abreu Advogados, em Lisboa.

Esta conferência é o ponto alto da Abreu Tech Week, uma semana dedicada à Law and Tech, com a inauguração de uma exposição de arte de Jorge Santos, que integra duas obras interativo-digitais, e exposições e eventos em torno do tema da inovação e da aplicação das novas tecnologias ao Direito.

Relacionadas

“Quem se especializar em tecnologia não vai ficar desempregado”

Alexandre Zavaglia e Hélder Galvão falaram sobre o impacto da tecnologia na advocacia durante o evento Lisbon, Law & Tech organizado pela Abreu Advogados, no qual o Jornal Económico é media partner.

Abreu Advogados anuncia parceria com a Future Law

A relação entre as duas entidades está marcada para o início de 2020 e foi hoje anunciada no Lisbon, Law & Tech, um evento internacional organizado pelo Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados, e que conta com o Jornal Económico como media partner.
Recomendadas

PremiumDeloitte vai quase duplicar soluções na “App Store fiscal”

Os programadores da consultora irão, até ao final do ano, desenvolver mais aplicações móveis para automatizar os processos fiscais das empresas.

Operação Lex: Ordem dos Advogados vê com “grande preocupação” viciação do sorteio de processos em tribunais

A Ordem dos Advogados vê com “grande preocupação” a possibilidade de viciação do sistema electrónico de distribuição de processos nos Tribunais portugueses e apela a que o Conselho Superior de Magistratura assegure que este tipo de práticas “não poderá repetir-se”, depois de notícias que dão conta de que o ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Vaz das Neves, foi constituído arguido no processo Operação Lex, por aquele tipo de suspeitas de viciação.

PremiumNuno Faria: “Negócios entre Portugal e Irão estão em ponto morto”

O advogado Nuno Pinto Coelho de Faria realça que a escalada das tensões no Médio Oriente travou contactos “muitíssimo evoluídos” no setor farmacêutico.
Comentários