[weglot_switcher]

ISQ marca presença no espaço desde há 15 anos

Desde 4 de outubro até ao próximo dia 10 está a celebrar-se a ‘Semana Mundial do Espaço’, uma iniciativa implementada pelas Nações Unidas em 1999.
  • ESA
8 Outubro 2019, 07h44

O Grupo ISQ marca este ano 15 anos de presença no mercado global do espaço e da indústria aeronáutica e de defesa.

O marco é assinalado com mais destaque desde 4 de outubro até à próxima quinta-feira 10 de outubro, um período durante o qual se está a celebrar a ‘Semana Mundial do Espaço’, uma iniciativa implementada pelas Nações Unidas em 1999. O tema deste ano é a ‘Lua: Portal para as Estrelas’, tendo como objetivo lembrar as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana.

“O grupo português ISQ atua no setor aeroespacial há 15 anos com uma presença permanente no Porto Espacial Europeu, onde já participou em mais de 90 lançamentos e no desenvolvimento de tecnologia e de veículos espaciais, como o veículo orbital ‘Space Rider-IXV’ da Agência Espacial Europeia em Kourou; no 1.º microssatélite português – Infante; na sonda para Marte revestida a cortiça e no desenvolvimento de serviços de Observação da Terra sustentados em ‘Big Data Analytics’ para clientes industriais”, destaca um comunicado desta empresa nacional.

O mesmo documento salienta que “o ISQ é a única entidade portuguesa, desde 2004, no ‘Spaceport’ de Kourou, com equipas de controlo de qualidade e segurança”, acrescentando que “a engenharia portuguesa é assim uma referência no Centro Espacial Europeu onde são lançados os foguetões de três sistemas de lançamento: o Ariane 5; o Soyuz e o Vega”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.