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IP lança nova empreitada na linha da Beira Alta, no valor de 103 milhões de euros

No âmbito da empreitada, será realizada a requalificação integral do troço entre Mangualde e Celorico da Beira, com cerca de 34 quilómetros de extensão.
Infraestruturas de Portugal
3 Abril 2020, 20h37

A IP – Infraestruturas de Portugal lançou uma nova empreitada para moderização da Beira Alta, no valor base de 103 milhões de euros.

Segundo um comunicado da gestora da rede ferroviária nacional, a IP “publicou no dia 30 de março, em Diário da República, o concurso para a empreitada de modernização do troço entre Mangualde e Celorico da Beira na Linha da Beira Alta”, “com um investimento associado previsto de 103 milhões de euros”. Trata-se de uma obra que integra o programa de modernização da rede ferroviária nacional, Ferrovia 2020.

“No âmbito da empreitada, será realizada a requalificação integral do troço entre Mangualde e Celorico da Beira, com cerca de 34 quilómetros de extensão, sobre o canal atual da linha da Beira Alta. Serão executados trabalhos de substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1 e alteração do ‘layout’ das estações de Gouveia e Fornos de Algodres por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração”, revela o referido comunicado.

A IP refere ainda que, “em complemento estão igualmente previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores e as devidas adaptações nas instalações fixas de tração elétrica e a construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações (…)”.

A I tem atualmente cinco empreitadas para a modernização da linha da Beira Alta a concurso ou em fase de contratação, representando no seu conjunto um valor global de investimento estimado superior a 430 milhões de euros.

Com esta nova empreitada, confirma-se a intenção de prosseguir o ritmo de lançamento de concursos e de adjudicações por parte da IP mesmo em tempo de pandemia, revelado em primeira mão pelo vice-presidente da empresa pública, em entrevista exclusiva ao Jornal Econóico na semana passada.

As obras em curso na linha da Beira Alta respeitam ao troço Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros de extensão), incluindo a construção da concordância da Mealhada (ligação, com 3,2 quilómetros, entre a linha do Norte e a linha da Beira Alta),  com um preço base de 80 milhões de euros; ao troço Cerdeira – Vilar Formoso (25 quilómetros de extensão), com um preço base de 50 milhões de euros; ao troço Celorico da Beira – Guarda (46 quilómetros de extensão), com um preço base 90,4 milhões de euros; ao troço Santa Comba Dão – Mangualde (40 quilómetros de extensão), com um preço base 112,2 milhões de euros; e ao troço Mangualde – Celorico da Beira (40 quilómetros de extensão), com preço base 103 milhões de euros.

“Já a decorrer no terreno, está a ser desenvolvida a intervenção de modernização do troço com entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, num investimento de 8,7 milhões de euros”, assinala a IP, sublinhando que “este conjunto de intervenções reveste-se de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha”.

Para os responsáveis da IP,” a linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede ‘core’ da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4″.

No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da linha da Beira Alta), “é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional”.

Por fim, a IP relembra que a empreitada do troço Mangualde – Celorico da Beira integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M – Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento comunitário de 85%.

 

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