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IP relança concurso para linha ferroviária da Beira Alta com preço base de 80 milhões

O anterior concurso foi anulado por todas as propostas concorrentes terem superado o valor base inscrito no caderno de encargos, atrasando todo o processo.
21 Janeiro 2020, 07h35

A IP – Infraestruturas de Portugal procedeu ontem, dia 20 de janeiro, ao lançamento de um novo concurso para a empreitada de modernização do troço ferroviário entre a Pampilhosa e Santa Comba Dão, pertencente à linha da Beira Alta.

O concurso em causa implica também a construção da chamada concordância da Mealhada.

“A necessidade de promover um novo concurso público resulta do facto de, no decorrer do procedimento anterior, concluído em novembro de 2019, todas as empresas ou consórcios interessados apresentaram propostas acima do preço base de concurso, pelo que não foram consideradas”, explica a IP em comunicado, acrescentando que este concurso publicado tem um preço base de 80 milhões de euros, “reajustado à oferta de mercado disponível”.

“Com um prazo de execução previsto de 810 dias”, a empreitada mantém os objetivos e trabalhos definidos inicialmente, nomeadamente a execução de uma intervenção em 34 quilómetros de via no troço em apreço; a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1; alteração do ‘layout’ da estação de Mortágua para cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração; remodelação da estação de Mortágua e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades; construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações; adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP; reabilitação/reforço de túneis (dez) e pontes (oito); e supressão de passagens de nível (Luso e Mortágua) e construção dos respetivos desnivelamentos.

As intervenções a executar no âmbito da obra de construção da concordância da Mealhada comportam a construção de ligação direta eletrificada entre a linha do Norte e a linha da Beira Alta, a norte da Estação da Pampilhosa, com 3,2 quilómetros; construção de estação técnica com linha de resguardo com 820 metros entre estacas limite para funcionar como ‘buffer’ de entrada e saída da linha do Norte; construção de viaduto ferroviário com cerca de 1,2 quilómetros; e construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações e implementação de RCT+TP.
“Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da modernização da linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq [emissões de dióxido de carbono ou gases equivalentes] até 2046 e ao mesmo tempo aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta linha”, garante a IP.

A IP recorda que a linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede ‘core’ da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.

“No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional”, adianta a administração da IP, acrescentando que esta empreitada específica goza de uma taxa de cofinanciamento de 85%.

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