Isabel dos Santos: Como a empresária se tornou a mulher mais rica de África em 19 anos

Dona de um império internacional que se estende da banca às telecomunicações, passando pelo cimento e pelo petróleo, Isabel dos Santos é considerada a mulher mais rica de África, com uma fortuna estimada em 3,4 mil milhões de dólares.

A filha mais velha do homem que governou Angola durante 38 anos, José Eduardo dos Santos, foi hoje exonerada do cargo de presidente do conselho administração que detinha na petrolífera estatal angolana, a Sonangol, uma decisão de quem substituiu o seu pai nas eleições de agosto passado, João Lourenço.

Resta saber até que ponto este revés poderá afetar o percurso empresarial de Isabel dos Santos, que começou em 1996 — como dona de um restaurante e clube noturno em Luanda, o Miami Beach Club — e que hoje, 20 anos depois, inclui participações na banca em Angola (Banco de Fomento Angola) e em Portugal (BPI), na sociedade de cimentos angolana Cimangola, nas telecomunicações em Angola (Unitel) e em Portugal (Nos) e no ramo petrolífero em Portugal (Galp).

Recomendadas

Emmanuel Macron diz que manifestantes anti-vacina “perderam a cabeça”

Quem se opõe ao passaporte sanitário em França diz que as medidas do governo infringem as suas liberdades e que as vacinas não impediram um recente aumento nas infeções impulsionadas pela variante Delta, a mais contagiosa do novo coronavírus.

Comissão Europeia fecha contrato com Novavax para 100 milhões de doses de vacinas (com áudio)

“Reforça ainda mais o nosso vasto portefólio de vacinas, em benefício dos europeus e dos nossos parceiros em todo o mundo”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen sobre o acordo com a farmacêutica norte-americana.

Sector privado norte-americano criou 330 mil postos de trabalho em julho

O relatório da ADP aponta para mais 330 mil postos de trabalho no mês passado, um número bastante aquém das expectativas e do registado no mês anterior, ambos quase nos 700 mil empregos. O sector dos serviços foi responsável pela maioria deste resultado.
Comentários