O ISQ participa no projeto europeu ECF4CLIM – European Competence Framework for Climate and Sustainable Development que tem como objetivo formar gerações capazes de enfrentar os desafios climáticos e promover um futuro sustentável.
O projeto é financiado pelo Horizon 2020 em 4,9 milhões de euros e representa, segundo o ISQ, “um avanço significativo para garantir que políticas e medidas educacionais tenham um impacto duradouro nas próximas gerações ao nível da sensibilização para questões climáticas”.
O desafio é testar e validar um Quadro Europeu de Competências (ECF) para capacitar as comunidades educativas a enfrentar as alterações climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável.
“No âmbito do projeto, o ISQ lidera a criação de uma Plataforma Digital de Aprendizagem, desenvolvendo um jogo e flipbooks educativos que apoiam a transformação educacional desde o ensino básico até ao universitário”, adianta Lara Ramos, gestora do projeto no ISQ.
Segundo esta responsável, o ISQ também colabora na criação de “uma linha de base para avaliar as competências individuais e coletivas para o desenvolvimento sustentável, além de definir indicadores de desempenho ambiental na comunidade escolar”.
Estas ferramentas digitais, sintetiza, promovem mudanças comportamentais em prol da sustentabilidade, alinhando-se com os objetivos do GreenComp – Quadro Europeu de Competências para a Sustentabilidade.
Escolas da Finlândia, Roménia, Espanha e Portugal já estão a testar e a utilizar os conteúdos.
Ferramentas de avaliação ambiental
A calculadora de pegada ambiental baseia-se na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA). Esta ferramenta permite aos utilizadores (alunos, professores, funcionários, famílias) avaliar o seu desempenho em termos dos principais impactes ambientais. O kit de ferramentas de retrofit avalia o desempenho dos edifícios em termos de poupança energética conseguida pela implementação de várias medidas de modernização. A avaliação de intervenções de sustentabilidade disponibiliza índices de sustentabilidade baseados numa metodologia multicritério para estimar o desempenho ambiental das escolas e da sua comunidade. A ferramenta centra-se em sete setores ambientais: transporte, green procurement, espaços verdes, qualidade do ar interior, energia, água e resíduos.
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