Daniel Hagari, porta-voz do exército israelita, disse que o Irão lançou mais de 200 projéteis contra Israel e que a “grande maioria” deles foi intercetada pelos sistemas de defesa aérea do país, mas também pela assistência de “parceiros internacionais”.
“Vários mísseis iranianos caíram dentro do território Israel, causando pequenos danos a uma base militar sem vítimas. Apenas uma menina foi ferida e esperamos que ela fique bem”, disse. Hagari, no entanto, referiu que o ataque está em andamento e afirmou que os militares israelenses estão “a operar com força total” para combater o ataque.
Por outro lado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu um comunicado “condenando veementemente” o “ataque em grande escala lançado contra Israel pela República Islâmica do Irão esta noite”. Guterres descreveu o ataque como uma “escalada grave” e pediu “a cessação imediata das hostilidades”.
“Estou profundamente alarmado com o perigo muito real de uma escalada devastadora em toda a região”, acrescentou Guterres. “Tenho enfatizado repetidamente que nem a região nem o mundo podem dar-se ao luxo de outra guerra.”
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com