Luís Marques Mendes apontou este domingo, no seu espaço de comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, que os efeitos económicos do coronavírus aliados ao facto de a Turquia ter aberto as fronteiras com a Europa para a entrada de migrantes sírios, podem ser “uma tragédia brutal”.
O comentador referiu que além do “problema económico” do coronavírus, “a Europa pode vir a ter a muito curto prazo uma tragédia humanitária por causa da imigração”, realçando que neste momento há 25 mil migrantes na fronteira entre a Grécia e a Turquia.
“A Turquia rompeu o acordo com a União Europeia e abriu as fronteiras, a Grécia fecha as portas, a União Europeia, como é habitual, assobia para o ar”, afirmou, vincando que “isto pode ser uma tragédia brutal” para a União Europeia.
Relativamente aos impactos económicos do coronavírus, Marques Mendes salientou que “há razões para forte preocupação”, frisando que “é quase inevitável” haver abrandamento da economia mundial, europeia e por reflexo também em Portugal.
“Os sinais estão todos aí, as bolsas a cair, com quedas brutais esta semana, o turismo altamente preocupado, o consumo em queda, as exportações também a ressentirem-se e depois países como a Itália estão próximos de uma recessão”, sublinhou, acrescentando que a Alemanha também poderá ir pelo mesmo caminho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com