[weglot_switcher]

Italianos da Esseco lançam contra-OPA sobre a Ercros e complicam a vida à Bondalti

Começou uma guerra de OPAs pela Ercros, com os italianos da Esseco a lançarem uma proposta concorrente à dos portugueses da Bondalti (Grupo José de Mello). O prémio por ação é maior, mas com ressalvas.
28 Junho 2024, 10h38

As ações da espanhola Ercros estão a disparar 11,75% depois dos italianos da Esseco terem lançado esta sexta-feira uma contra-OPA pela espanhola Ercros, e com um prémio por ação mais alto (ainda que com ressalvas) do que foi oferecido em março pela Bondalti, empresa portuguesa do sector químico que pertence ao grupo José de Mello.

Pelas 11h25 de Lisboa, mais uma hora na bolsa espanhola, as ações estão a ser negociadas em alta a 3,90 euros. Os analistas estão a aconselhar uma compra forte destas ações enquanto duas empresas lutam pela Ercros.

Em comunicado envidado ao regulador do mercado espanhol, o grupo industrial italiano anunciou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) voluntária sobre 100% das ações da Ercros, com um preço de 3,84 euros por ação, o equivalente a 351 milhões de euros. Esta oferta supera em 6,7% a oferta da Bondalti feita a 5 de março (que era de 3,6 euros por ação, e representa um prémio de 50% face ao valor por ação no fecho do mercado de 4 de março. A OPA da Bondalti já tinha recebido luz verde do Governo espanhol (um requisito que existe em Espanha) e aguardava agora a autorização final dos reguladores.

Mas a oferta da Esseco contém uma ressalva: o preço da oferta foi calculado no pressuposto de que se a Ercros fizer alguma distribuição de dividendos, o preço (por ação) diminui na mesma medida do valor bruto distribuído por cada título. 

A oferta só avança se pelo menos 75% do capital social da Ercros aceitar, bem como se receber as autorizações administrativas e governamentais necessárias. Segundo avança hoje o jornal El Confidencial, a Esseco está a ser assessorada na parte financeira pela JP Morgan e pelas sociedades de advogados Gianni & Origoni e Pérez-Llorca na parte jurídica.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.