São mais os valores que os separam do que aqueles que os unem, mas no que toca aos animais tanto o Bloco de Esquerda como o Chega e o PAN querem reduzir o IVA dos atos veterinários. As medidas vão ser debatidas na quarta-feira no Parlamento.
No projeto de lei n.º 54/XV/1.ª, o BE pede a redução da “taxa de IVA dos atos veterinários para 6%”. O BE recorda que a medida partiu da “petição n.º 26/XIV/1, subscrita por 8.173 cidadãos e cidadãs” que solicitava “a descida do IVA para 6% em atos veterinários”.
“É uma medida que garante mais eficazmente a persecução dos objetivos das políticas públicas para o bem-estar animal. Assim, apresentamos o presente projeto de lei para a concretização da redução da taxa de IVA de 23 para 6%”, explicou o BE.
Para o BE, o IVA de 23% para atos veterinários representa “um entrave à concretização de políticas de bem-estar animal e um sobrecusto às famílias, em particular com menos rendimentos”.
Em linha com o BE também o PAN sugere uma redução de 6% do IVA. “Esta é uma reivindicação antiga e justa, que se torna ainda mais premente neste contexto de crise em que são exigidos mais sacrifícios aos portugueses”, aponta o partido cuja porta-voz é Inês de Sousa Real.
O PAN recordou ainda que “os atos médico-veterinários continuam a ser taxados à taxa máxima de IVA” e que “muitas pessoas não conseguem comportar estes custos, colocando em causa o bem-estar dos seus animais de companhia”.
Por sua vez, o Chega deu entrada no Parlamento do projeto-lei n.º 56/XV/1ª que pretende a redução da “taxa de IVA aplicável aos serviços médico-veterinários”. No projeto do Chega o IVA aplicável aos serviços médicos-veterinários deveria ser reduzido para 13%.
“O Chega considera que o mínimo aceitável, seja por uma questão e justiça para com as famílias que detêm animais de companhia, seja por uma questão de coerência fiscal ou por reconhecimento e valorização do trabalho dos médicos-veterinários, que a taxa de IVA aplicável aos serviços médico-veterinários reduza para a taxa intermédia, que é de 13%”, disse o partido liderado por André Ventura.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com