Já é possível tirar senhas para o centro de emprego, IMT e Segurança Social a partir da sua televisão

Os serviços estão disponíveis apenas para os clientes da Vodafone Portugal com serviço de televisão e box da operadora, através da aplicação ‘Serviços Públicos’. A Vodafone diz ser a primeiro operadora a disponibilizar serviços públicos na televisão.

Através do programa nacional de modernização do Estado português, vulgo Simplex+, já é possível aceder a serviços públicos a partir de uma televisão. Contudo, o acesso está limitado aos cliente da Vodafone Portugal, a primeira operadora a chegar a acordo com o Estado por intermediação da Agência para a Modernidade Administrativa (AMA), de acordo com o anunciado esta terça-feira pela empresa liderada por Mário Vaz.

O objetivo é “melhorar os serviços digitais da administração pública, criando a aplicação ‘Serviços Públicos'” no serviço de televisão da Vodafone Portugal.

A aplicação está acessível a partir de hoje, 9 de julho, para todos os clientes da Vodafone Portugal, que poderão aceder a um conjunto de serviços de várias entidades públicas, através da aplicação criada. Em comunicado, a Vodafone diz que reforça “o seu compromisso em ser parte ativa na revolução digital em curso [em Portugal]”.

Entre os serviços que estão disponíveis na aplicação para televisão ‘Serviços Públicos’, encontra-se a adesão à Chave Móvel Digital. Sobre a Chave Móvel Digital, após solicitação via TV Box, de forma a assegurar total segurança do processo, será enviada pela AMA uma confirmação do pedido por carta para a morada do utilizador.

Outros serviços disponíveis consistem na emissão de senhas eletrónicas para serviços de entidades públicas, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e para a Segurança Social. Após a solicitação de pedido, os clientes recebem uma mensagem no seu telemóvel (SMS) de confirmação do serviço solicitado e o número de senha atribuída.

Estes são os serviços iniciais acessíveis aos clientes da Vodafone Portugal, mas a operadora diz que “durante os próximos meses” vai disponibilizar mais dois serviços, tornando possível a renovação do cartão de cidadão, a alteração de morada fiscal, a marcação de consultas médicas e a consulta de prescrições médicas, a partir da app ‘Serviços Públicos’.

Ler mais
Recomendadas

Equipa de resgate procura quatro espeleólogos portugueses em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água.

Alimentos com mais açúcar, sal e gorduras banidos da publicidade para crianças

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas infantis de televisão e rádio.

PremiumComo vamos alimentar 10 mil milhões em 2050?

O JE promoveu no passado dia 16, a conferência “Alimentar o Futuro”, marcando o arranque da 10.ª edição dos ‘Food & Nutrition Awards’. O evento contou ainda com a Sustainable Society Iniciative e o apoio da Vieira de Almeida & Associados (VdA).
Comentários