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Já é possível tirar senhas para o centro de emprego, IMT e Segurança Social a partir da sua televisão

Os serviços estão disponíveis apenas para os clientes da Vodafone Portugal com serviço de televisão e box da operadora, através da aplicação ‘Serviços Públicos’. A Vodafone diz ser a primeiro operadora a disponibilizar serviços públicos na televisão.
9 Julho 2019, 13h45

Através do programa nacional de modernização do Estado português, vulgo Simplex+, já é possível aceder a serviços públicos a partir de uma televisão. Contudo, o acesso está limitado aos cliente da Vodafone Portugal, a primeira operadora a chegar a acordo com o Estado por intermediação da Agência para a Modernidade Administrativa (AMA), de acordo com o anunciado esta terça-feira pela empresa liderada por Mário Vaz.

O objetivo é “melhorar os serviços digitais da administração pública, criando a aplicação ‘Serviços Públicos'” no serviço de televisão da Vodafone Portugal.

A aplicação está acessível a partir de hoje, 9 de julho, para todos os clientes da Vodafone Portugal, que poderão aceder a um conjunto de serviços de várias entidades públicas, através da aplicação criada. Em comunicado, a Vodafone diz que reforça “o seu compromisso em ser parte ativa na revolução digital em curso [em Portugal]”.

Entre os serviços que estão disponíveis na aplicação para televisão ‘Serviços Públicos’, encontra-se a adesão à Chave Móvel Digital. Sobre a Chave Móvel Digital, após solicitação via TV Box, de forma a assegurar total segurança do processo, será enviada pela AMA uma confirmação do pedido por carta para a morada do utilizador.

Outros serviços disponíveis consistem na emissão de senhas eletrónicas para serviços de entidades públicas, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e para a Segurança Social. Após a solicitação de pedido, os clientes recebem uma mensagem no seu telemóvel (SMS) de confirmação do serviço solicitado e o número de senha atribuída.

Estes são os serviços iniciais acessíveis aos clientes da Vodafone Portugal, mas a operadora diz que “durante os próximos meses” vai disponibilizar mais dois serviços, tornando possível a renovação do cartão de cidadão, a alteração de morada fiscal, a marcação de consultas médicas e a consulta de prescrições médicas, a partir da app ‘Serviços Públicos’.

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