Já está operacional a nova modalidade de comunicação disponibilizada pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE): a aplicação eletrónica E72. A plataforma destinada a professores e diretores de escolas possibilita respostas a dúvidas ou questões que surjam, no espaço de 72 horas.
O utilizador tem de estar registado para aceder à plataforma. O acesso à E72 faz-se através do Portal da DGAE – https://www.dgae.mec.pt, acedendo depois ao SIGRHE. Para aceder deverá utilizar os dados do seu “número de utilizador” e a “palavra-chave” com que habitualmente se autentica no acesso às diversas funcionalidades do SIGRHE.
Assim, ao selecionar o separador “E72 / Mensagens”, deverá clicar no botão “Novo” e, em conformidade com o assunto a expor, selecionar a “Área” e o “Tema” correspondente.
No caso de pretender anexar documentação, deverá aceder à indicação da funcionalidade “Documentos”, através do botão “Novo / Escolher ficheiro / Submeter”.
Para finalizar o processo deve inserir a sua palavra-chave e clicar no botão “Enviar mensagem”. A resposta da DGAE será enviada através do mesmo mecanismo do SIGRHE, ficando
disponível para o utilizador e para a DGAE todo o histórico das comunicações efetuadas entre ambos.
Como registar-se no SIGRHE
Após preencher o formulário dos dados pessoais ser-lhe-á disponibilizado um número de utilizador (10 dígitos) que permitirá o acesso ao SIGRHE.
2. Quem se esqueceu dos dados de acesso ao SIGRHE
No caso de se verificar o esquecimento da “palavra-chave” ou “número de utilizador”, deve aceder ao site da DGAE https://www.dgae.mec.pt/, clicar em “SIGRHE” e
selecionar “aqui”.
O Ministério da Educação anuncia também que esta ferramenta ficará acessível para lá do momento atual, sendo expectável que as questões colocadas nos próximos tempos estejam relacionadas com o novo coronavírus (COVID-19), e os impactos deste surto no sistema educativo.
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