[weglot_switcher]

Já estão abertas as candidaturas ao Free Electrons 2020 para startups de energia

Na última edição foram criados 59 projetos-piloto nas áreas da mobilidade, energias limpas, redes inteligentes, digitalização e serviços de apoio ao cliente.
27 Novembro 2019, 09h00

As candidaturas para a quarta edição do programa internacional Free Electrons 2020, destinado a startups da energia, já estão abertas e decorrem até ao próximo dia 30 de janeiro. As 30 empresas selecionadas conseguirão apresentar a sua ideia a ‘utilities’ mundiais e reunir-se com essas multinacionais num ‘bootcamp’, em março, em Singapura.

Apenas metade do grupo de concorrentes (15 startups) passa à fase etapa seguinte do programa, cuja final se realizará daqui a um ano e atribuirá ao vencedor um prémio de 200 mil dólares (cerca de 181 mil euros).

À semelhança dos anos anteriores, o Free Electrons – apoiado pela portuguesa Beta-i – vai dividir-se em três módulos:

  • Sidney (Austrália) – junho
  • São Paulo (Brasil) – setembro
  • Dubai (Emirados Árabes Unidos) – novembro

Nas últimas três edições, candidataram-se mais de mil startups oriundas de 65 países e houve investimentos na ordem dos 11 milhões de dólares (aproximadamente 10 milhões de euros). Ao longo de 2019 (terceira edição) foram criados 59 projetos-piloto nas áreas da mobilidade, energias limpas, redes inteligentes, digitalização e serviços de apoio ao cliente.

Os membros fundadores do Free Electrons são a Ausnet Services (Austrália), DEWA (Dubai), EDP (Portugal), ESB (Irlanda), Innogy (Alemanha), Origin Energy (Austrália), SP Group (Singapura) e Tokyo Electric Power Company (Japão), sendo que se juntaram, mais tarde, a American Electric Power (Estados Unidos) e a CLP (Hong Kong).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.