O SPIN, o serviço criado pelo Banco de Portugal para tornar as transferências mais seguras, está a ganhar tração junto dos clientes bancários. No espaço de pouco mais de seis meses já foi utilizado para dar início a um total de 18,5 milhões de operações de transferências de dinheiro entre contas, próprias ou para de outros. São mais de 100 mil, em média, a cada dia.
Desde o lançamento do serviço, a 24 de junho do ano passado, até ao final da primeira semana deste mês, “foram efetuadas 18,5 milhões de consultas para utilização do SPIN” que depois dão origem a transferências imediatas e a crédito, diz o Banco de Portugal em resposta ao pedido feito pelo Jornal Económico. Não são revelados, contudo, quais os valores envolvidos nestas operações.
Este número traduz um forte crescimento da utilização do serviço disponibilizado pelo Banco de Portugal aos prestadores de serviços de pagamento, no âmbito do Sistema de Compensação Interbancária, que permite iniciar transferências utilizando o número de telemóvel em vez do IBAN, já que nos primeiros três meses contabilizavam-se mais de quatro milhões de operações. Ou seja, no segundo trimestre desde o lançamento as operações realizadas mais do que triplicaram.
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