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Janeiro foi mês de grande consumo em Portugal

É um início de ano surpreendente, com uma subida de 12,1% das vendas no grande consumo, num mês que habitualmente sofre da ressaca do Natal. A partir de agora deverá regularizar.
consumo
9 Março 2025, 16h00

Este foi dos melhores inícios de ano para o grande consumo em Portugal, com uma subida de 12,1% nas primeiras quatro semanas de 2025, face a igual período do ano passado, para 863 milhões de euros, segundo os dados do Market Track da Nielsen.

Janeiro, tal como setembro, são considerados meses duros para o consumo por se seguirem a períodos em que as famílias fazem um esforço elevado em termos de despesas, no primeiro caso por causa do Natal, no segundo devido às férias.

É certo que o efeito de calendário acentua a evolução agora registada, porque nas quatro primeiras semanas deste ano se incluem os dias 30 e 31 de dezembro de 2024, que caíram a segunda e terça-feira e que são dois dias especialmente fortes nas vendas de algumas categorias de consumo, mas, mesmo assim, apesar de ter sido um mês de janeiro que se seguiu a um período de Natal considerado muito forte, não se verificou, como é de tradição nestas situações, uma retração de consumo nas semanas seguintes.

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