O presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos 2020, Toshiro Muto, não descartou o cancelamento dos Jogos Olímpicos, segundo a “BBC”.
Toshiro Muto disse que estaria atento aos números de infeção e voltaria a falar no assunto se necessário. “Continuaremos a falar sobre o assunto se existir um aumento nos casos”, disse Muto quando questionado em conferência de imprensa sobre se os Jogos poderiam ser cancelados mesmo nesta fase final.
“Neste ponto, os casos de coronavírus podem aumentar ou diminuir, então vamos pensar sobre o que devemos fazer quando a situação surgir”, sublinhou o presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos.
Os comentários de Toshiro Muto foram feitos no mesmo dia em que o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu que o cancelamento “nunca foi opção”. Depois, os organizadores divulgaram ainda um comunicado onde afirmam estar “100% concentrados na realização dos Jogos”.
Até ao momento um total de 71 pessoas credenciadas para as Olimpíadas de Tóquio, incluindo as que vão participar nos Jogos, já testaram positivo para a Covid-19.
Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020 foram adiados por um ano devido à pandemia do coronavírus. Foi o primeiro adiamento nos 124 anos de história moderna dos Jogos. Este ano tudo aponta para que o evento se realize, o que tem suscitado alguma preocupação entre os japoneses.
No Japão, as pessoas estão preocupadas com o fluxo de dezenas de milhares de pessoas associadas ao evento e o impacto que poderá ter nas taxas de infeção. Tóquio enfrenta uma nova onda de infeções tendo registado 1.387 casos, na terça-feira. O Japão está atualmente em estado de emergência, que vigorará até 22 de agosto.
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho. Os jogos Olímpicos terminam a 8 de agosto e os Jogos Paraolímpicos iniciam-se a 24 de agosto e terminam a 5 de setembro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com