[weglot_switcher]

JD Vance acena à Índia com o que parece ser um acordo de livre comércio

Entre o Oriente e o Ocidente, entre o Quad e os BRICS, a Índia de Narendra Modi está a ser pressionada por Washington para escolher de que lado quer ficar. Mas não é certo que isso venha a suceder.
epa11839122 President-elect Donald Trump (R) and Vice President-elect JD Vance (L) sit before the U.S. Capitol for the inauguration of US President-elect Donald Trump in Washington, DC, USA, 20 January 2025. Trump will be sworn in for a second term as president of the United States on 20 January. Trump, who defeated Harris in the 2024 general election, is being sworn in on 20 January 2025 as the 47th president of the United States, though the planned outdoor ceremonies and events have been cancelled due to a forecast of extreme cold temperatures. EPA/JULIA DEMAREE NIKHINSON / POOL
27 Abril 2025, 09h00

Livre acesso ao mercado mais populoso do mundo – mesmo que longe de ser dos de maior consumo –, mais compras de energia e de equipamento de defesa norte-americano, mais acordos de colaboração nas áreas da tecnologia, e nenhuma palavra sobre imposição de tarifas. Foi desta forma que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, foi deixando mais pormenores no segundo dos quatro dias da sua visita à Índia.

No dia anterior, tinha falado dos grandes números: um envolvimento comercial que deverá chegar aos 500 mil milhões de dólares em 2030. Mas o acrescento do dia seguinte permite concluir que os Estados Unidos querem alterar radicalmente as suas relações comerciais com a Índia, que no ano passado resultaram num défice para o lado dos EUA de 45,7 mil milhões de dólares, um aumento de 5,4% em comparação com o ano anterior.

A Índia foi alvo de uma tarifa de 26% (entretanto suspensa em parte), mas, segundo os jornais indianos, a questão não foi abordada por Vance em nenhuma das suas várias intervenções públicas. Não sendo de acreditar que o assunto também tenha faltado no encontro com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, fica claro que os norte-americanos querem principalmente três coisas da Índia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.