Os Estados Unidos vão divulgar hoje os dados da inflação em dezembro do ano passado. A pressão inflacionista na maior economia do mundo tem vindo a dar sinais de abrandamento há alguns meses em resposta à política monetária da Fed, mas os valores mantém-se muito acima da meta de 2% estabelecida pelo branco central.
Isto significa que a política restritiva a que temos assistido se irá manter mais tempo do que aquele que foi inicialmente esperado. O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, admitiu na ultima reunião que queria ver uma descida sustentada da inflação e as expetativas dos investidores é de que os números que serão hoje conhecidos caminhem nesse sentido.
Também a China dá hoje a conhecer esse mesmo indicador.
Por cá, há indicadores do INE quanto ao sector da construção e ao sector exporador e o Banco de Portugal publica as contas nacionais financeiras no terceiro trimestre, no mesmo dia em que o BCE publica o Boletim Económico.
Esta quarta-feira poderá também ouvir no site do JE e nas principais plataformas de streaming mais um episódio do podcast “Maquiavel para Principiantes” com a análise aos temas mais quentes da semana por parte do consultor de comunicação Rui Calafate.
Tudo isto e muito mais para acompanhar ao longo do dia em jornaleconomico.pt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com