Em destaque Maiores economias mundias reunidas pela terceira vez
Os ministros das Finanças e os governadores dos bancos centrais das 20 maiores economias mundiais reúnem entre segunda e terça-feira em Gandhinagar, na Índia. Desta terceira reunião resultarão novas diretivas sobre o rumo da economia mundial e em particular da saúde pública global. Estão também na mesa temas como as finanças sustentáveis, infraestruturas e tributação internacional, com uma atenção redobrada ao sector financeiro. É a Índia quem assegura, a par com a União Europeia, a presidência do G20 em 2023.
Outros eventos:
Em destaque EUA de olhos postos na banca e na despesa dos consumidores
A maior economia mundial divulga na terça-feira uma série de indicadores, com destaque para as vendas a retalho no mês de junho. Num país onde o consumo representa mais de dois terços do produto interno bruto (PIB), os analistas estão de olhos postos na evolução deste indicador para avaliar o sucesso das medidas de contenção da inflação levadas a cabo pela Reserva Federal (Fed). Em Wall Street, os investidores estarão atentos a uma nova vaga de resultados trimestrais, em particular os da banca.
Outros eventos:
Em destaque Portugal volta aos mercados com emissão de até 1.250 milhões
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) arranca na quarta-feira com o terceiro leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) deste ano. O organismo liderado por Miguel Martín vai emitir entre 1.000 a 1.250 milhões de euros em duas linhas de dívida a curto prazo, de seis e 12 meses.
Outros eventos:
Em destaque Como está a evoluir a confiança dos consumidores europeus?
Antes da semana terminar, o Eurostat publica dados rápidos relativos à evolução da confiança dos consumidores na Zona Euro. O índice permite vislumbrar, ainda que a erro, como vão evoluir outros indicadores económicos de relevo, como a despesa das famílias e a capacidade de poupança. A postura do BCE, em particular no que diz respeito aos juros diretores, deverão fazer-se sentir neste indicador.
Outros eventos:
Em destaque DBRS revê rating de Portugal
A agência de notação financeira canadiana vai atualizar na sexta-feira o rating português. Em janeiro, a mesma entidade manteve o rating da dívida soberana no A (low), o sétimo nível mais elevado. Já a perspetiva da evolução da qualidade do crédito, que em agosto do ano passado passou de ‘positiva’ para ‘estável’ também deverá ser alvo de atualização. A DBRS publica também esta sexta-feira dois relatórios, relativos ao Mecanismo de Estabilidade Europeu e ao Instrumento Europeu de Estabilidade Financeira.
Outros eventos:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com