[weglot_switcher]

NOVA lança plataforma digital para ajudar a responder aos desafios do alojamento estudantil

João Seixas, pró-reitor da Universidade NOVA de Lisboa para a Inovação Socio-Territorial, diz ao JE que o projeto tem cariz utilitário e adianta ser perspetiva da NOVA que o programa se amplie a outras instituições do ensino superior.
28 Maio 2025, 12h00

A Universidade NOVA de Lisboa lança esta quarta-feira, 28 de maio, no campus da NOVA School of Law em Campolide, uma plataforma digital que permite que estudantes deslocados e anfitriões se registem, anunciando quartos e necessidades, e que ambas as partes possam ser proativas na procura do match certo.

A plataforma permite em concreto a comunicação direta entre as duas partes, o agendamento de visitas e a formalização de contratos de forma rápida, segura e transparente.

A plataforma está inserida na rede 1/4 lançada há cerca de seis meses e com ela a NOVA quer contribuir para responder a um dos maiores desafios do ensino superior em Portugal: o acesso a alojamento estudantil a preços acessíveis.

João Seixas, pró-reitor da Universidade NOVA de Lisboa para a Inovação Socio-Territorial, explica ao Jornal Económico que “o programa rede ¼ é uma ambiciosa ‘caixa de ferramentas’, que se dirige não apenas ao seu problema central – o alojamento estudantil a preços e lugares acessíveis – mas procura também contribuir para a melhoria do bem-estar, do desenvolvimento e da confiança na nossa sociedade. Ou seja, alargando as opções e os horizontes do possível e do necessário”.

O pró-reitor revela ao JE ser intenção da Universidade que o programa “se amplie e que diversas instituições se juntem a esta rede – nomeadamente as instituições que mais estão no terreno e junto quer das famílias como dos jovens”. Por seu lado, adianta, é também perspetiva da NOVA que o programa um dia se amplie para outras instituições do ensino superior.

A rede 1/4 é apoiada pela Portugal Inovação Social, está interligada com o Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA), e conta com a colaboração ativa de instituições públicas, autarquias, organizações da sociedade civil e diversos outros parceiros locais.

1/4 conta com uma equipa de gestores dedicados tanto para os anfitriões como para os estudantes, o que garante “confiança e proximidade” ao sistema. Nos primeiros seis meses de atividade, e ainda sem a plataforma, o programa resultou já na inscrição de quase 200 anfitriões, correspondendo a mais de 250 camas, a mais de 200 estudantes, e à efetivação de cerca de 40 matchings.

Em Portugal, apenas 10% dos estudantes deslocados têm acesso a residências universitárias, o alojamento representando a maior fatia dos encargos dos jovens. Na região de Lisboa, os valores de mercado atingiram uma mediana de quase 500 euros por quarto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.