[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 13 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira, 13 de dezembro.
  • TVI
13 Janeiro 2022, 19h00

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6HQ5yMVhl0LTVTOFj3N5xf?si=cwzKXheESD6A40dO89dQUQ
 
Nesta reta final dos debates para as Legislativas de 30 de janeiro, fazemos uma viagem pelas frases e expressões que marcaram os duelos de 25 minutos que por estes dias são líderes de audiências nas TVs.
 
https://open.spotify.com/episode/2iSqDqzPF1wVXitVl9Oj26?si=T8LVy2OyRFWEx8HSxe74Wg
 
Numa nota, o PCP refere que “o ato cirúrgico decorreu com êxito, tendo sido concretizados os objetivos cirúrgicos” desta intervenção.

Jerónimo de Sousa “já despertou da anestesia e iniciou o processo de vigilância clínica pós-operatória, como previsto para cirurgias desta natureza”, prossegue o comunicado
 
https://open.spotify.com/episode/6VwTV2igufHzPHqURDO8TH?si=sOgWK_BQTsqMRDTt_eKzIg
 
Continua num impasse a participação de Novak Djokovic no Open da Austrália. Apesar de o tribunal ter devolvido o visto ao tenista sérvio na última segunda-feira, o ministro da Imigração australiano, Alex Hawke, ainda pode voltar atrás nesta decisão e dar início ao processo de deportação, impedindo assim o número um do ranking mundial de defender o título conquistado em 2021.

De acordo com as declarações do advogado australiano Justin Quill, à CNN, o tenista sérvio poderá colocar uma providência cautelar permitindo-lhe assim ganhar tempo para recorrer da decisão. Contudo, Novak Djokovic terá de apresentar ao juiz argumentos que sejam considerados válidos para contestar a eventual revogação do seu visto.
 
https://open.spotify.com/episode/0lXa6k6Zqdit9psTMLqYay?si=QcllbVLqR56KCi-_4io_JQ
 
A Europa está mais perto da guerra do que em qualquer outro momento nos últimos 30 anos, alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Zbigniew Rau, nesta quinta-feira, segundo a “Reuters”.

Sem citar a Rússia no seu discurso aos enviados dos 57 membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Rau mencionou as tensões na Ucrânia, Geórgia, Arménia e Moldávia, todos países com conflitos ativos ou congelados nos quais a Rússia é acusada de ser responsável.
 
https://open.spotify.com/episode/6ANYrNgmxppkXN2O0XjpRT?si=oUJbxOhDQ4SDJX5_Du9ZLA
 
A duas semanas das eleições legislativas o Partido Socialista (PS) continua a ser o vencedor das eleições com 39,6%, segundo uma sondagem da Pitagórica para a “TVI” e “CNN”.

Em segundo lugar segue o Partido Social Democrata (PSD) com 30% das intenções de voto. Como terceira força política surge o Bloco de Esquerda com 6,4%, seguido do Chega que tem 5,7%. Na quinta posição está a CDU com 5,1% e depois a Iniciativa Liberal que também obteve 5,1% nesta sondagem. O PAN surge à frente do CDS-PP com 1,8% e os centristas com 1,5% das intenções de voto.
 
https://open.spotify.com/episode/37mSDJqAbhonR8QuUPph3r?si=S2eVZE2pTwqZtftCFQVhkQ
 
Segundo a Resolução do Conselho de Ministros de 06 de janeiro, os bares e as discotecas que estão fechados desde 25 de dezembro têm autorização para abrir na sexta-feira a partir das 22:00.

Estão em causa “bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e estabelecimentos com espaço de dança, ainda que esses estabelecimentos estejam inseridos em estabelecimentos turísticos”, segundo o texto da resolução com as alterações mais recentes das “medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença da covid-19”.
 
https://open.spotify.com/episode/0tINcBQ4F7dR8c213jMDDy?si=bELM-drXSpiaDk38i3Io4w
 
O Sporting está a negociar a contratação do internacional inglês e tem um trunfo equatoriano para que o reforço saia mais barato. No “Dragão” assistiram-se a duas despedidas mas há um médio português que pode estar a chegar ao Porto.
 
https://open.spotify.com/episode/1oHYQVyA2E2b7zpAganAV8?si=vwvKLepESca7625l7nIa4A
 
A Autoridade Tributária e Aduaneira vai realizar três novos sorteios da “fatura da sorte” em janeiro, nos quais os consumidores que peçam NIF na fatura estão automaticamente inscritos.

Os sorteios vão realizar-se nos dias 13, 20 e 27 deste mês, estando em causa 35.000 euros em Certificados do Tesouro
 
https://open.spotify.com/episode/2oxzAvMXe0SDHegN97RoF6?si=II9bP1V7RiONi4PgNp_OoQ
 
Se as eleições tivessem hoje lugar, o PS venceria com 29% das intenções de voto, segundo o barómetro da Intercampus para o “Correio da Manhã/Negócios/CMTV”.

O PSD surge na segunda posição com 24,1% das intenções de voto, a cinco pontos de distância dos socialistas.
 
https://open.spotify.com/episode/4H8y4FTnrsV5CIEcDLuABr?si=DdPPVe1fQluLuVAcD_WJ-w
 
As campanhas e debates políticos já arrancaram, mas o nome “Cultura” simplesmente não tem sido mencionado, algo que Álvaro Covões, presidente da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) considera incompreensível.

“Todos os partidos da esquerda à direita: silêncio total”, descreveu Álvaro Covões. “Quando o Instituto Nacional de Estatística comunica ao país uma tragédia no sector cultural: menos 85,1% dos espectadores nos espetáculos ao vivo, menos 75,5% de espectadores no cinema , menos 71% de entradas em museus. Quando se comunica uma tragédia destas como é possível que da esquerda à direita nem uma palavra?”, questiona-se.
 
https://open.spotify.com/episode/1ZzXQARf3Q7f4x65sAADZF?si=u-AttrZgQganEGeysKInZA
 
O presidente do Benfica anunciou que vai alargar a auditoria que está a ser atualmente realizada às contas do clube aos 55 contratos de jogadores que estão sob investigação do Ministério Público.

“Alargámos a auditoria a todos os 55 contratos que o Ministério Público tem em mãos. Serei implacável neste processo, não deixando dúvidas a ninguém”, disse Rui Costa em entrevista à Benfica TV.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.