[weglot_switcher]

Jerónimo de Sousa diz que situação do país não se ultrapassa com alternativas das “variantes da política de direita”

“Perante uma situação nacional marcada pela degradação económica e social o que se impunha era uma outra audácia política para servir os trabalhadores”, disse o líder comunista.
  • António Pedro Santos/Lusa
27 Abril 2021, 18h36

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, considerou esta terça-feira que a situação do país não será ultrapassada com as alternativas “das variantes da política de direita” onde incluiu o Partido Socialista (PS).

“A vida já mostrou que a grave situação a que foi conduzido o país não se ultrapassa com as falsas alternativas das diversas variantes da política de direita sejam elas protagonizadas pelo PS, seja pelo PSD com os ou sem os seus antigos ou novos aliados “, referiu Jerónimo de Sousa.

As declarações foram proferidas no mesmo dia em que o Infarmed apresentou o ponto de situação da pandemia em Portugal e em que o Presidente da República se reuniu com os partidos políticos para falar sobre o estado de emergência. “Perante uma situação nacional marcada pela degradação económica e social o que se impunha era uma outra audácia política para servir os trabalhadores, o povo e o país e não a cedência aos interesses do grande capital”, afirmou Jerónimo de Sousa, cujo partido tem votado contra as sucessivas renovações do estado de emergência.

Para o líder comunista, existe “uma emergência para garantir a dignidade de quem trabalha, uma emergência para dar outra resposta à grave situação do país, outra dinâmica à economia e impulsionar um nível superior de crescimento e de emprego que precisamos e não temos”.

Por sua vez, o deputado do PCP Jorge Pires, que prestou declarações em nome do partido sobre as conclusões obtidas pelos dados apresentados pelos especialistas do Infarmed, garantiu que “a solução não é continuar com uma estratégia de confinar, desconfinar, voltar a confinar, mas assegurar medidas imediatas que garantam a dinamização da atividade social, económica, cultural e desportiva”.

“Como os indicadores anunciados hoje confirmam e tal como o PCP há muito reclama, a solução mais sólida e eficaz no combate à Covid-19 passa pela vacinação rápida de todos, pela testagem massiva e pelo rastreio de todos os novos casos”, pediu Jorge Pires.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.