[weglot_switcher]

Joacine Moreira Katar: “Não é nosso objetivo entrar na constituição de nenhuma coligação”

A nova deputada do Parlamento colocou-se de fora de uma coligação governativa, dado prioridade ao PCP e ao Bloco de Esquerda.
8 Outubro 2019, 12h25

Presidente da República recebe, esta terça-feira, todos os partidos que terão assento parlamentar na Assembleia da República na próxima legislatura. Joacine Moreira Katar foi a primeira deputada a sentar-se com Marcelo Rebelo de Sousa para debater o futuro dos quatros no Governo e a possibilidade de se coligar ao PS de António Costa.

Em declarações aos jornalistas, momentos depois de ter terminado a reunião com o Presidente da República, a deputada do partido afirmou que “hoje deu aqui entrada a verdadeira esquerda verde”, afirmou realçando “que obviamente que nós consideramos fundamental que haja um entendimento, mas inicialmente, entre os partidos que constituíram esta união nestes últimos quatro anos”. Ou seja, o PCP, o Bloco de Esquerda e o PS. “É necessário que haja uma responsabilização e um entendimento entre os que efetivamente iniciaram isto”, vincou.

Quando questionada se o Livre tem intenções de integrar numa possível futura coligação à esquerda, Joacine  Moreira Katar não descartou a ideia mas afirmou que o partido “não tem como objetivo integrar qualquer coligação partidária”.

“No nosso olhar, nós estamos completamente disponíveis para conversar e dialogar com os outros partidos políticos e numa eventualidade consideraríamos util e necessário que houvesse uma espécie de entendimento multilateral, que não seja algo a que, iniciado hoje, com a eleição de uma única deputada, não é o nosso objetivo entrar na constituição de nenhuma coligação partidária”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.