[weglot_switcher]

Joana Paiva e Sónia Ferreira vencem Women Entrepreneurship Award

A dupla de empresárias – fundadoras da iLof e BestHealth4U – foi galardoada com um prémio no valor de três mil euros, uma bolsa para um programa avançado em Empreendedorismo e Inovação na Católica e mentoria por parte de um dos jurados.
21 Junho 2021, 19h21

As empreendedoras, Joana Paiva, cofundadora e CTO da iLof, e Sónia Ferreira, fundadora e CEO da BestHealth4U, são as vencedoras ex-aequo da terceira edição do concurso anual Women Entrepreneurship Award (WEF 2021), promovido pelo CTIE – Center for Technological Innovation & Entrepreneurship, da Católica-Lisbon School of Business & Economics.

A distinção visa premiar e estimular o empreendedorismo feminino, com fim à promoção de uma maior igualdade de género neste ecossistema. A dupla de empresárias foi galardoada com um prémio no valor de três mil euros, uma bolsa para um programa avançado em Empreendedorismo e Inovação na Católica e mentoria por parte de um dos jurados.

O júri foi composto por António Murta (Pathena), Celine Abecassis-Moedas (Católica-Lisbon), Cristina Fonseca (Indico Capital), Isabel Capeloa Gil (Universidade Católica Portuguesa), Isabel Furtado (COTEC), João Vieira de Almeida (VdA), Lucy Gilson (Universidade do Connecticut), Maria Lacerda (Imagegate), Miguel Fontes (Startup Lisboa), Paulo Azevedo (Sonae) e Pedro Norton (Gulbenkian).

“Vencer o WEA vai potenciar o trabalho que tenho estado a desenvolver na BestHealth4U, a inovação que produzimos e o impacto que queremos ter no mundo. Mais importante que isso, acredito que este prémio pode inspirar e motivar outras mulheres a crescer no mundo dos negócios, fomentando uma mudança cultural baseada na igualdade efetiva de género e reconhecimento do valor que as mulheres agregam à economia” – Sónia Ferreira

“Acredito que vou tirar proveito da mentoria associada a este programa para progredir com as minhas capacidades de liderança e desenvolver melhorias importantes que podem ser incluídas no nosso modelo de negócio, proposta de valor e no contacto com potenciais clientes. Para 2021, estou focada na construção de uma plataforma na nuvem, segura, dinâmica e escalável, para acelerar em pelo menos dez vezes os recursos da iLoF e recolher perfis óticos de pacientes de forma descentralizada” – Joana Paiva

A BestHealth4U é uma healthtech de investigação e desenvolvimento de soluções para dispositivos médicos que se fixam à pele. Foi criada em 2017 e desenvolve produtos nas áreas da ciência e saúde, para melhorias na vida dos utilizadores, redução de custos e gestão dos recursos ambientais. O primeiro produto da empresa, o Bio2Skin, é um adesivo médico para lesões que utiliza as características naturais da pele para obter boas propriedades de adesão, evitando irritações e problemas de alergia, mesmo nos casos de uso contínuo ou crónico.

A iLoF consiste numa biblioteca digital de biomarcadores de doenças e perfis biológicos, para fornecer ferramentas de triagem e estratificação. A empresa está a desenvolver pilotos e estudos clínicos na doença de Alzheimer, oncologia (cancro do estômago e ovário), bem como doenças respiratórias e infeciosas (SARS-CoV-2, pneumonia, gripe).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.