O ciclista português da UAE Team Emirates – XRG, João Almeida, está a três etapas de voltar a escrever um novo capítulo histórico no ciclismo português. Se mantiver até domingo o segundo lugar na Volta a Espanha repetiria o pódio alcançado na Volta a Itália, de 2023. Se conseguir subir ao lugar mais alto do pódio, no domingo, seria um feito inédito para o ciclismo português.
Somente João Almeida e Joaquim Agostinho conseguiram alcançar pódios, por Portugal, nas chamadas três grandes voltas do ciclismo (Itália, França, e Espanha).
Joaquim Agostinho alcançou três pódios em grandes voltas. Dois na Volta a Espanha, em 1971 e 1975, com um terceiro e segundo lugar, e um pódio na Volta a França, em 1978, com um terceiro lugar. João Almeida repetiu o feito quando chegou ao pódio da Volta a Itália, em 2023, ao alcançar um terceiro lugar.
João Almeida já tinha feito história para o ciclismo português, em 2024, ao ser o primeiro português a conseguir fechar no Top 5, na classificação geral, todas as três grandes voltas. O melhor resultado na Volta a Itália foi em 2023 com um terceiro lugar, na Volta a França teve como melhor resultado um quarto lugar (2024), e na Volta a Espanha teve como melhor desempenho um quatro lugar (2022).
Para João Almeida voltar a fazer história precisa de manter o pódio nas três etapas que restam percorrer na edição de 2025 da Volta a Espanha. O ciclista português encontra-se atualmente a 40 segundos da liderança de Jonas Vingegaard, ciclista da Team Visma | Lease a Bike, duas vezes vencedor da Volta a França (em 2022 e 2023).
Esta sexta-feira a Volta a Espanha faz uma ligação de 161,9 quilómetros entre Rueda e Guijuelo. A etapa termina numa subida com 2,3 quilómetros a 3% de inclinação média.
Sábado deve ser a última chance para João Almeida conseguir alcançar a liderança da competição. Trata-se de uma etapa de alta montanha que liga em 164,8 quilómetros Robledo de Chavela à Bola Del Mundo – Puerto de Navacerrada.
A etapa de sábado possui cinco contagens de montanhas e termina no alto da Bola del Mundo. As duas últimas subidas do dia estão classificadas com os dois graus mais elevados de dificuldade montanhosa. Uma delas é o Puerto de Navacerrada, que tem categoria 1, numa subida com 6,9 quilómetros de extensão com 7,5% de inclinação média. O topo situa-se acima dos 1.800 metros. A última subida do dia é a da Bola Del Mundo – Puerto de Navacerrada, classificada com categoria especial (a mais elevada), tem 12,4 quilómetros de extensão com uma inclinação média acima dos 8%. O topo está acima dos 1.800 metros.
A Volta a Espanha termina no domingo com uma ligação de 108 quilómetros entre Alalpardo e Madrid, que deve favorecer os homens mais rápidos do pelotão (sprinters). A etapa deve ser de consagração dos vencedores das diferentes classificações da competição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com