O líder da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, anunciou na quinta-feira que abandona a liderança do partido, considerando que a sua missão está cumprida no “dia histórico” em que a força política se estreou com uma intervenção no parlamento.
Hoje, em declarações aos jornalistas no parlamento, João Cotrim Figueiredo foi questionado sobre se poderia vir a assumir o lugar de Carlos Guimarães Pinto como presidente da comissão executiva.
“É uma possibilidade, não nego. Há muitas pessoas que o têm sugerido ou até recomendado. Eu poderei ser, enquanto deputado, o porta-voz, o comunicador, a cara de ideias que pertencem a muito mais pessoas. Como é que isso se organiza em termos de presidência do partido e o parlamento é a questão que eu estou a ponderar”, respondeu o deputado.
João Cotrim Figueiredo lembrou que a articulação entre o partido e o parlamento “não era um problema” até agora porque a Iniciativa Liberal não tinha representação parlamentar.
“Devo dizer que estes primeiros dias de parlamento reforçam a ideia que eu tenho de que o trabalho político aqui é de tal forma intenso que, do ponto de vista de organização e de tempo, coloca desafios que eu acho que tenho algumas ideias de como resolver, mas quero discuti-las com as estruturas do partido, com o conselho nacional de dia 17 e que depois fará a marcação da convenção nacional, essa sim será eletiva”, detalhou.
A única garantia que o deputado único deixou é que será “sempre, mas sempre, parte da solução que se encontrar para a liderança do partido”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com